Logo CNA

Presidentes da CNA e do IBGE acompanham Censo na Bahia
Censoagro3 0 13559500 1515008852

3 de outubro 2017
Por CNA

Brasília (03/09/2017) – O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, e o presidente do IBGE, Roberto Ramos Olinto, vão acompanhar na próxima sexta (6), em duas propriedades do recôncavo baiano, o Censo Agropecuário 2017.

João Martins, que também preside a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB), afirmou que o Censo é fundamental para os produtores e para todo o setor produtivo “porque é a partir dele que vamos ter, por exemplo, uma base para as renegociações de dívidas e reivindicações futuras. Através do Censo vamos conhecer o que produzimos, como e onde. Sem esse mapeamento, os produtores estão trabalhando às cegas”.

O último recenseamento realizado no Brasil foi há dez anos o que, segundo Martins, impacta diretamente na produção. “Não existe planejamento com números defasados. Com o novo Censo vai ser possível conhecer a atual realidade do Brasil rural”.

A Bahia foi escolhida para esta visita por sua importância regional e nacional, pela diversidade da produção e por ser o Estado com maior número de estabelecimentos agropecuários – além de ter a maior área rural do País.

O presidente do IBGE, Roberto Ramos Olinto, ressaltou que esse Censo dará informações sobre a atividade agropecuária de cada um dos municípios brasileiros.

“Não serão apenas dados sobre a produção, mas sobre a escolaridade do produtor, ou se ele usa ou não defensivos agrícolas, por exemplo. O Censo é um insumo não somente para as decisões de políticas públicas do governo, mas, também, para as decisões de investimento do setor privado e para a área acadêmica. É um grande retrato sobre o que aconteceu no campo nos últimos dez anos", disse Olinto.

A coleta de informações do 10º Censo Agropecuário começou nesta semana, com levantamento de dados sobre a produção agropecuária, florestal e aquícola. Até fevereiro de 2018 cerca de 19 mil recenseadores irão visitar em torno de 5,3 milhões de propriedades em todos os municípios. A Bahia é o Estado que terá a maior quantidade de recenseadores em campo.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109 1419
cnabrasil.org.br
canaldoprodutor.tv.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA