Logo CNA

Por melhorias na pecuária amazonense
1002 reuniao na abcz uberaba 0 31224000 1515009855

14 de fevereiro 2017
Por CNA

Manaus / Amazonas (14/02/2017) - Com interesse em estreitar parcerias, o presidente da FAEA, Muni Lourenço se reuniu, na última semana, com o Presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu –ABCZ, Arnaldo Manuel Borges, na cidade de Uberaba, em Minas Gerais.

Entre os pleitos levados pelo representante da federação amazonense esteve o credenciamento de técnicos do Amazonas para a realização de serviços de registro genealógico de animais de raças zebuínas. “Hoje temos que recorrer a técnicos de Estados vizinhos para atender o rebanho amazonense, o que onera sobremaneira o custo dos serviços”, contou Muni Lourenço.

Também foi pleiteada realização de serviço de controle leiteiro, e a execução de programas da ABCZ como o pró-genética no Estado do Amazonas, de modo a facilitar aos criadores a obtenção de uma genética superior no gado zebuíno.

Lourenço aproveitou a oportunidade para explanar sobre o momento que o Amazonas vive na agropecuária e relatar avanços como a perspectiva próxima de o Estado se tornar área livre de febre aftosa com vacinação. Ele também convidou o presidente da ABCZ para fazer uma visita ao Estado a fim de apresentar os criadores desta categoria e mostrar a realidade e o avanço da atividade.

Ele informou ainda que a FAEA, em parceria com o SEBRAE, estará organizando a ida de uma missão de criadores do Amazonas para Uberaba, em abril deste ano, para participar da ExpoZebu – Exposição Internacional de Gado Zebu, um dos maiores polos de encontro da cadeia produtiva da carne e do leite produzidos no Brasil.

“O presidente da ABCZ foi muito simpático aos pleitos e sugestões, o que é importante para nós, uma vez que a entidade é fortemente capacitada para promover aumento sustentável da produção mundial de carne e leite, por meio de registro genealógico, melhoramento genético e promoção das raças zebuínas”, destacou.

Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas - FAEA
faea.org.br/


VEJA TAMBÉM

A exportação de material genético de bovinos tem conquistado cada vez mais mercado para o Brasil. Saiba o que são esses materiais genéticos, como é feita a exportação desses materiais, como foi o trabalho conjunto entre o MAPA, CNA e outras entidades para ampliação das exportações e os avanços conquistados pelo Brasil na área sanitária:

Áreas de atuação