Logo CNA

Plataforma internacional para agropecuaristas busca promover inovação e conhecimento
Ni 2016 ssship 1 0 474630002015150594291

4 de agosto 2016
Por CNA

Brasília (04/08/2016) - Produtores rurais e profissionais ligados ao setor agropecuário, interessados em busca de inovação e conhecimento em outros países, podem tentar uma oportunidade até o dia 31 de outubro de 2016. A Nuffield International, organização que reúne pessoas de todo o mundo para promover a geração de conhecimento a partir de trabalhos acadêmicos, está selecionando 90 bolsistas de 13 países, incluindo o Brasil, que poderão fazer suas inscrições para o processo seletivo preenchendo um formulário que está disponível no endereço eletrônico http://www.nuffieldinternational.org/scholarship.html .

A inscrição pelo site é apenas a primeira etapa do processo seletivo. Quem for selecionado, terá entrevistas via Skype e presencial em São Paulo. Os candidatos poderão abordar qualquer tema, desde que esteja ligado a questões globais do agronegócio e que tenham domínio da língua inglesa. Os escolhidos receberão bolsas a partir de US$ 30 mil e passarão por quatro etapas. Na primeira, eles participam, em março de 2017, de uma conferência na cidade de Brasília, onde passarão a semana participando de uma série de palestras.

Nesta fase específica do programa, as bolsistas contemplados terão acesso às palestras e troca de experiências com 100 empreendedores de mais do que 14 países. A segunda fase do programa prevê viagens de seis semanas a seis países diferentes em grupos de 10 bolsistas para conhecer as realidades e tendências de países e culturas diferentes.

Na terceira fase, a busca de conhecimento será individual – cada Bolsista busca conhecimento e novos ideias sobre uma tema da seu pais para implantar no seu retorno. A quarta e última etapa prevê a entrega do trabalho final e divulgar e desenvolver seu papel de liderança e inovação no seu setor. Os relatórios estarão disponíveis no site da Nuffield, depois de validados.

Brasileiros que participaram
Um dos cinco brasileiros selecionados no último processo seletivo foi o assessor técnico de Aves e Suínos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Victor Ayres. O assessor participou da “Conferência de Jovens Lideranças do Setor Agropecuário”, realizada na Irlanda, no início de 2016.

“A Nuffield é uma jornada para o autoconhecimento, ao mesmo tempo em que abre a cabeça das pessoas para uma visão global interdisciplinar do passado e presente da agricultura, a fim de compreender seu futuro. Além de proporcionar inter-relação dos assuntos globais do agronegócio, através de debates de altíssimo nível intelectual, ele provoca inquietude às pessoas inconformadas com a direção que agricultura vem tomando. O que mais me impressionou não foi a forma pela qual a Nuffield abordou temas polêmicos – como meio ambiente, sucessão familiar, subsídios, concentração de mercado, uso racional dos recursos hídricos, comportamento do consumidor, entre outros – relacionando-os com excelência, mas sim a forma que utilizou para disseminar seus valores morais através da interação entre cada estudante dos países ali presentes, construindo vínculo afetivo, respeito mútuo e visão coletiva naquele ambiente”, disse Victor Ayres.

Dessa forma, o grande gol da Nuffield em relação a outras escolas foi na formação de uma rede de contatos vitalícia, através da integração entre seus ex-alunos e participando-os em todas suas ações presentes e futuras.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas