Logo CNA

PECNORDESTE espera receber 100 caravanas de produtores rurais
Flavio saboya jpg crop display 0 082663002015150611751

O evento é realizado pela FAEC juntamente com o SENAR/CE e o Sebrae

18 de maio 2016
Por Senar

Fortaleza/Ceará (18/05/2016) - No ano em que comemora seus 20 anos de criação o Seminário Nordestino de Pecuária - PECNORDESTE se consagra como o maior evento do agronegócio da pecuária e espera receber esse ano, mais de 100 caravanas de produtores, técnicos de vários Estados do Nordeste através das Federações de Agricultura e Pecuária, e cerca de 40 mil visitantes. Esta é a expectativa do Coordenador Geral do evento, engenheiro agrônomo Paulo Helder de Alencar Braga. "Nosso papel é levar conhecimento ao produtor rural, mesmo o produtor esteja atravessando uma crise de cinco anos seguidos de seca, é no PECNORDESTE que eles vão aprender mais", disse ele.

Nesta terça-feira, dia 17 de abril, o evento foi lançado no Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense – AGROPACTO. Na ocasião foi apresentada a programação técnica do evento pelo Coordenador da Comissão Técnico Científica, eng° agrônomo Eduardo Queiroz, que segundo ele, é composta por várias instituições entre elas, a UFC, UECE, ADAGRI, IF, EMBRAPA, EMATERCE, CONDETEC, CEART, COCEPAT e, FAEC, SENAR e SEBRAE. Serão 120 palestras, 11 eventos paralelos, 11 oficinas em arenas para capacitação do produtor, três Seminários.

“Estes 20 anos do evento nos dá uma convicção de que o PECNORDESTE cumpre o seu papel de transmitir conhecimento, principalmente de convivência com o semiárido. A tecnologia é que vai resolver esta problemática. O ceará detém 80% do seu território no semiárido e a pecuária é a sua principal atividade, mas para sobreviver o homem precisa mudar sua forma de agir, ele precisa de reserva estratégica alimentar para o seu rebanho, como corre em diversos países, como a Austrália, que tem um território mais seco do que o nosso", afirmou o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará, Flávio Viriato de Saboya Neto.

O PECNORDESTE é uma realização da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará - FAEC, juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR-CE e o SEBRAE-CE.

A grande novidade na área de tecnologia desse ano foi anunciada pelo Coordenador do Segmento de Avicultura, André Siqueira, que será um Abatedouro Móvel de Aves e Peixes, dentro de uma carreta de 12 metros de comprimento, que segundo ele, será uma solução para os pequenos produtores, sendo o primeiro abatedouro do Brasil, e que vai funcionar em Jaguaribara.

Para o Diretor do SEBRAE-CE, Alci Porto Gurgel, o SEBRAE está desde o primeiro momento com a Federação e o SENAR no PECNORDESTE, e este ano traz um espaço de inovações tecnológicas para o semiárido, para que os conhecimentos sejam disseminados. Estamos apoiando a vinda desse abatedouro para peixe e aves. Vamos mostrar um conjunto de ações desenvolvidas nos Estados do Nordeste e aqui no ceará, destaco o Projeto Sertão Empreendedor, voltado para convivência com o semiárido, em 38 propriedades cearenses que beneficiará mais de 700 produtores com a assistência técnica e gerencial, um novo programa em implantação pelo SENAR-CE.

Na abertura do PECNORDESTE dia 23 de junho próximo, no Centro de Eventos, haverá o lançamento do selo e do carimbo comemorativos aos 20 anos do evento pelos Correios, e a entrega da Medalha Prisco Bezerra: Na Categoria Política e/ou Administrativa - Expedito José do Nascimento, Presidente da APRECE - Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará, Prefeito de Piquet Carneiro e Produtor Rural; Na categoria Produção e/ou Liderança Classista - Maria Zimar Pinheiro Diógenes, Produtora Rural e 1ª mulher no CE presidente de Sindicato e na Categoria Científica, Tecnológica e/ou Ensino – ADAGRI, pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo em defesa da agricultura do Estado, colocando o Ceará na zona livre de febre aftosa.

Programação Técnica do PECNORDESTE
O evento envolve sete segmentos pecuários e dois não pecuários, com uma vasta programação técnica de palestras, seminários, oficinas tecnológicas e de gastronomia. Segundo o Coordenador Técnico, Eduardo Queiroz, este ano acontecerão 13 eventos simultâneos, com salas com a capacidade para acomodar de 250 a 500 pessoas. Haverá também o primeiro Seminário Cearense da Palma Forrageira, palestra de nível nacional, Seminário do SEBRAE e um encontro sobre Reflorestamento.

Na Vitrine da Carne Suína, coordenado por Kelly Cláudio e Paula Braga, haverá uma palestra show Na Medida Certa com Carne Suína, ministrada por Márcio Atalla, apresentador do quadro “Medida Certa” do Fantástico, além de 7 oficinas gastronômicas. No segmento da Apicultura, o coordenador José Everton Alves trará uma oficina sobre Beneficiamento de pólen apícola e 13 palestras. Na Aquicultura e Pesca, coordenada por Antonio Albuquerque, terá 2 mesas redondas, espaço para debates e 12 palestras. Na Avicultura, coordenado por André de Freitas Siqueira, haverá 8 palestras. Já no Artesanato, coordenado por Lúcia de Fátima Sá Gondim, serão ministradas 3 oficinas. Na Bovinocultura, sob coordenação de Carolina Machado, terá 10 palestras. Na Caprinocultura, coordenado por Francisco Selmo Fernandes, serão 10 palestras e uma oficina. Na Equinocultura, sob coordenação de Leonardo de Freitas Souza, serão 5 palestras e 4 oficinas. Na Suínocultura, com a coordenação de Sérgio Oliveira, acontecerão 13 palestras. No Seminário Cearense de Palma Forrageira do Sistema FAEC/SENAR-CE, coordenado por Jorge Prado, haverá a entrega de trabalhos científicos inscritos no local, além de 2 oficinas e 8 palestras. Já a Arena PEC, coordenada por Lauro Ramos Torres de Melo, serão ministradas 7 oficinas, sobre o uso e manuseio da palma forrageira e aproveitamento da mandioca.

Estiveram presentes no lançamento o Pecnordeste, o Superintendente do Banco do Brasil, Castro Júnior, o Técnico do Sebrae, Alcir Porto, o Secretário Adjunto da Pesca, Euvaldo Bringel, Representando o Banco do Nordeste, José Teixeira, representando a Federação das Indústrias do Ceará, Bessa Júnior, Maria Luiza Rufino, representando a Superintendência Federal da Agricultura e Joaquim Florêncio, Superintendente da Conab.

Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará - FAEC
faec.org.br

Matérias Relacionadas