Logo CNA

Palestra aborda consumo e produtividade da suinocultura
Capa suinoweb 0 27359400 1515009820

7 de março 2017
Por CNA

Goiânia/Goiás (07/03/2017) - A suinocultura brasileira, como volume de produção, exportações, custos, tendências e suas perspectivas. Este é o principal assunto a ser abordado na palestra ‘Suinocultura: de volta aos negócios e à mesa’, que será ministrada no sábado, 25 de março, das 8h30 às 9h10, em Porangatu (GO), pelo diretor executivo da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Nilo Chaves de Sá. A atividade faz parte da programação da Expopec 2017 – Exposição de tecnologias voltadas ao desenvolvimento da pecuária – evento que ocorrerá de 23 a 26 de março, no Parque de Exposições de Porangatu.

De acordo com o palestrante, é importante que o produtor acompanhe as tendências e os principais dados sobre o mercado brasileiro e mundial, para que ele possa gerir seu negócio. “Uma vez que as margens estão estreitas e em um mundo cada vez mais globalizado não é mais possível administrar uma granja, apenas da porteira para dentro. Então, as informações externas são fundamentais para a estratégia da empresa”, destacou.

Mercado e consumo

Sobre a realidade da suinocultura no Brasil, Nilo explica que ela continua pujante, já que ocupa o 4º lugar em produção e exportação de suínos. Segundo ele, as perspectivas são de aumento, devido, sobretudo, a importância do país na produção e comércio mundiais da proteína, uma vez que dispõe de recursos (disponibilidade de terras e água, grande produção de grãos, entre outros) para viabilizar um aumento de produção a custos altamente competitivos. “A sanidade do rebanho brasileiro é excepcional, porque o país é livre de importantes doenças que causam enormes prejuízos em nossos competidores”, explicou

Nilo relata também que o preconceito por parte da sociedade em relação ao consumo da carne suína tem mudado. Apesar disso, ele sinaliza que ainda há muita informação incorreta sobre produção de suínos e sobre a qualidade desta carne. Um exemplo é a imagem da produção de subsistência que predominava no país há 50 e 60 anos. “Esse preconceito está melhorando, mas ainda é necessário um forte trabalho da cadeia para desmistificar uma das proteínas mais consumidas do mundo”, complementou.

Benefícios da carne

O palestrante explica que muitos são os benefícios que a carne suína proporciona ao consumidor. Como exemplo, ele diz que a carne é considerada uma proteína rica em vitaminas do complexo B, estimulando o apetite e melhorando o desempenho do sistema nervoso, músculos e coração. Ela é também rica em ferro, vitaminas A e C, prevenindo a anemia e auxiliando o sistema imune. Seu alto teor de potássio, auxilia no controle da pressão arterial, e o alto teor de selênio, promove um envelhecimento saudável. Para Nilo, a principal mensagem é mostrar que a carne suína é tão saudável quanto as carnes bovina e de frango, sendo uma excelente opção para variar o cardápio no dia a dia.

Expopec 2017

O objetivo do evento é divulgar as tecnologias voltadas ao aprimoramento da produção de carne bovina, ovina e suína no Centro-Oeste, além de discutir e apresentar o que há de mais novo no mercado nacional e internacional. A exposição terá em sua programação palestras, demonstrações e oficinas, feiras de touros, espaço para negócios, exposição de animais, shopping de cavalos, visitas técnicas, vitrine da carne, leilão, festival gastronômico e outras atividades.

Durante os quatro dias de evento, quem comparecer ao município de Porangatu poderá participar de discussões e sugestões de políticas públicas para a cadeia produtiva da carne - mercados bovinos, suínos e ovinos/carneiros -, palestras com renomados especialistas, pesquisadores, técnicos e consultores do mercado, além de lançamento e demonstração de novos produtos, equipamentos e serviços. A realização é da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), do Sindicato Rural de Porangatu e do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag).

Ficha Técnica

Expopec 2017

Data: 23 a 26 de março de 2017

Local: Parque de Exposições Agropecuárias ‘Hilton Monteiro da Rocha’

Endereço: Av. Brasília, Vila Rosa, Porangatu (GO)

Site: www.expopec.com.br