Logo CNA

País amplia mercado para exportação de genética, diz Agricultura
Boi gordo 112 0 99834400 1515009054

2 de maio 2017
Por CNA

Por: Estadão Conteúdo

O Brasil ampliou mercados para a exportação de genética bovina e desde o ano passado seis novos países fecharam protocolos de comércio para a compra de sêmen e embriões in vitro, segundo o chefe da Divisão de Trânsito Internacional do Ministério da Agricultura, Rodrigo Padovani. "Das 47 discussões de abertura de mercado para a genética bovina, houve o fechamento de seis acordos desde 2016 e vários outros devem ocorrer", disse Padovani durante a ExpoZebu, principal feira pecuária do País, em Uberaba (MG).

Segundo ele, Paraguai, Bolívia e Uruguai abriam os mercados para embriões in vitro enquanto Etiópia, Israel e Vietnã iniciaram o comércio de sêmen. Outros acordos firmados pelo Brasil, segundo Padovani, ampliaram a exportação de gado vivo, tanto para o abate - cujo comércio se reduziu após a crise da Venezuela, principal cliente do País - quanto para a reprodução e melhoramento de rebanho. "Quem precisa de genética bovina são países em desenvolvimento, tropicais e ainda com interesse em melhoria da pecuária local. E quem tem a possibilidade de fornecer esse material é o Brasil", disse.

Ainda de acordo com Padovani, a ampliação gradativa de áreas livres de febre aftosa, proposta pelo governo, ajudará na abertura de novos mercados para a genética bovina.

Matérias Relacionadas