Logo CNA

Painel levantou custos de produção de grãos
635 0 197432002015150089121

31 de julho 2017
Por CNA

Por: Portal do Produtor Rural do Paraná

O Projeto Campo Futuro realizou, em julho, no Paraná, reuniões do Painel Custos de Produção de Grãos. Promovidos pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Sistema FAEP e Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA), da Esalq/USP, os encontros aproximam técnicos e produtores para debater e determinar o que seria o perfil típico das propriedades rurais de uma região (área, estrutura e maquinário) e a média de investimentos necessários para suas principais lavouras.

Segunda etapa de um roteiro que incluiu Castro, Cascavel e Londrina, em Guarapuava o Painel ocorreu dia 25 de julho, no Sindicato Rural, com a presença de Ana Paula Kowalski, assessora técnica de grãos da FAEP, Fernando Capello e Milena Nishikawa, ambos do CEPEA, e a participação de produtores, profissionais ligados ao campo e representantes de cooperativas.

“Isso dá um parâmetro de quanto eles têm de rentabilidade, de fôlego para se manter na atividade”, disse Ana Paula, explicando que o agricultor pode utilizar os dados para verificar se está conseguindo cobrir o custo da safra e se existem sobras.

Ela elogiou ainda o debate: “Superamos as expectativas. Vieram muitos produtores e de perfis muito diferentes. Então conseguimos uma coleta de informação de maior qualidade”. Conforme antecipou, o Painel terá computado o resultado do levantamento cerca de um mês após o final dos trabalhos, quando os dados são repassados aos sindicatos rurais, estando disponíveis aos produtores.

Matérias Relacionadas