Logo CNA

O Brasil é um dos maiores produtores de Florestas Plantadas do mundo
Post facebbok dia de protecao as florestas 1 0 608887002015150594691

Espécies com pinus e eucalipto são as mais cultivadas. No próximo domingo (17/07) é comemorado o Dia de Proteção às Florestas

17 de julho 2016
Por CNA

Brasília, 17/07/2016 - As florestas plantadas no Brasil se estendem, atualmente, por cerca de 7 milhões de hectares, em sua grande maioria composta de pinus e eucalipto. Sua produção é destinada à indústria de papel e celulose, carvão vegetal, madeira serrada, produtos de madeira sólida e madeira processada, além da borracha. No próximo domingo (17/07) é comemorado o Dia de Proteção às Florestas e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e as federações de agricultura e pecuária prestam homenagem a todos os produtores que cultivam e preservam as florestas brasileiras por meio de manejo correto e sustentável.

Além de pinus e eucalipto, espécies como seringueira, acácia, paricá, teca, araucária e pópulus também estão entre as mais cultivadas. O estado de Minas Gerais lidera em área plantada, contando 1,49 milhão de hectares, seguido por São Paulo, com 1,18 milhão, Paraná, 817 mil, Bahia 616 mil e Santa Catarina com 645 mil hectares. Juntos, estes estados abrangem 72% da superfície nacional de florestas plantadas.

Atualmente, o país é um dos maiores produtores de floresta plantada no mundo e em 4º lugar no ranking mundial dos produtores de celulose. Em 2014, a produção brasileira de celulose totalizou 16,4 milhões de toneladas. Para aumento dos plantios, ampliação e construção de fábricas, até 2020, estima-se investimentos de R$ 53 bilhões, segundo a Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ).

BENEFÍCIOS ECONÔMICOS E ECOLÓGICOS - Sistemas Agroflorestais (SAFs) são formas de uso ou manejo da terra, nos quais são combinados espécies arbóreas (frutíferas e madeireiras) com cultivos agrícolas e criação de animais, de forma simultânea ou em sequência temporal, que promovem benefícios econômicos e ecológicos. Para o presidente da Comissão Nacional de Silvicultura e Agrossilvicultura, da CNA, Walter Vieira Rezende, “o solo é o principal patrimônio do produtor rural, e os SAFs surgem como uma alternativa para otimização do uso da terra ao conciliar a produção de alimentos com a produção florestal, conservando o solo e diminuindo a pressão pelo uso da terra para o cultivo agrícola. Áreas de vegetação sem expressão econômica ou social podem ser reabilitadas e usadas racionalmente por meio de práticas agroflorestais, agregando valor à propriedade”, conclui.

Conheça abaixo algumas práticas desenvolvidas no estado do Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará e Espírito Santo.

PARANÁ

Produtor do Paraná, João Afonso de Melo, em meio à plantação de pinus

DE OLHO NA APOSENTADORIA

A silvicultura é uma atividade que envolve 86,1 mil pessoas em todo o estado do Paraná, entre elas está João Afonso de Melo, de Curitiba. Há cinco anos, ele decidiu investir no plantio de pinus, numa área de 7,2 hectares, em Doutor Ulysses, a 130 quilômetros da capital paranaense.

Por meio de uma parceria com a empresa Berneck, Afonso de Melo desenvolveu um projeto para plantar 12,6 mil árvores com objetivo de produzir madeira num prazo de 15 anos. João, de 42 anos, conta que investiu no setor pensando na sua aposentadoria. “Iniciei o plantio pensando na minha velhice, como uma forma de garantir uma renda nesse período. É um tipo de investimento que não oferece tantos riscos”, destaca o encarregado pela manutenção de serviços em um condomínio de Curitiba.

Segundo o silvicultor, o custo médio de investimento, com mudas e mão de obra, foi de R$ 6 mil por 2,4 hectares. Hoje, João afirma que não há segredos no manejo das árvores, mas o produtor deve ficar de olho no controle das formigas. “Tive que replantar 1,5 mil árvores por causa delas”.

MINAS GERAIS

Floresta plantada em Minas

FAEMG TEM CONTRIBUÍDO PARA A PRESERVAÇÃO DAS FLORESTAS

A coordenadora da Assessoria de Meio Ambiente, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG), Ana Paula Mello, ressalta que a data é uma forma de valorização das florestas: “Influem na qualidade do ar, na integridade do solo e dos cursos de água. E são vitais no equilíbrio dos ciclos naturais e à biodiversidade. Além da importância ambiental, têm papel econômico e mesmo social, pois nela estão baseadas diversas cadeias produtivas de grande importância, da celulose à transformação energética de biomassa florestal. A data serve, portanto, para nos lembrar da tarefa de conciliar preservação e desenvolvimento de forma sustentável”.

Segundo Ana Paula, a FAEMG tem contribuído para a preservação das florestas e da biodiversidade, desenvolvendo ações de prevenção e combate a incêndios florestais, por meio de campanhas educativas e capacitações do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/MG) para a formação de brigadistas de emergência. “O Programa Nosso Ambiente, do Sistema FAEMG, contempla projetos e ações de fortalecimento do desenvolvimento agropecuário sustentável. São diversas frentes de trabalho pela conservação dos recursos naturais, recuperação e preservação de nascentes e de solo, saneamento e reuso de água, irrigação eficiente, prevenção e combate a incêndios florestais, além de eventos de conhecimento, treinamentos e capacitações”, afirma.

MATO GROSSO

Área florestal em MT


INTEGRAÇÃO FLORESTA PECUÁRIA - FLORESTA LAVOURA, EM MATO GROSSO

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (FAMATO) está empenhada em promover e contribuir para um ambiente sustentável, sendo assim estabeleceu, ao lado dos produtores rurais do estado, política ambiental que inclui: manter nas propriedades rurais áreas de preservação, práticas como as da Integração Floresta Pecuária e/ou Floresta Lavoura. A ação tem como objetivo o plantio de árvores na mesma área da produção agrícola e pecuária, envolvendo a produção de grãos, fibras, madeira, leite ou carne e plantios em rotação e consorciação.

Esta prática promove benefício ambiental positivo para o cultivo de grãos, conforto térmico para animais inserido nestes sistemas, além de aumento da população de árvores na zona rural.

PARÁ

Floresta paraense


PROJETO PROPÕE MODELO SUSTENTÁVEL E INOVADOR DE DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO
Um dos principais projetos do Sistema FAEPA é o Projeto Preservar, que visa o fortalecimento da atividade agropecuária paraense com sustentabilidade, apoiando a ideia do desmatamento zero e participação dos produtores rurais. O Preservar prevê o aumento da produção no estado, fundamentado em quatro pilares: a adoção de novo paradigma para a agropecuária, o desmatamento zero, o novo modal de pecuária e a reversão de 11 milhões de hectares de pastagem para a agricultura e silvicultura, sem, no entanto, abrir novas frentes de desmatamento. Isso por meio de um melhor aproveitamento de áreas que já foram modificadas, utilizadas pelo homem, chamadas de antropizadas. Para entender melhor o Projeto, dos quase 125 milhões de hectares de terras que o Pará possui aproximadamente 30 milhões são áreas antropizadas, o que equivale a 24% do território paraense.

Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (FAEPA), Carlos Xavier, o Projeto é o caminho para a consolidação do desenvolvimento da produção no estado. “Consideramos o Preservar um projeto totalmente autossustentável e um dos mais bem estruturados do país. Podemos trabalhar uma propriedade com agregação de tecnologia e multiplicar sua produção e renda por dez, adotando sistemas produtivos econômicos e ambientalmente sustentáveis. Não tenho dúvida de que o Pará estando na Amazônia é muito cobrado pela comunidade internacional e nós temos que desenvolver um trabalho imenso aqui. E é isso que estamos fazendo através do Projeto Preservar, que é produzir com sustentabilidade, mostrando para o mundo que o Pará é o maior ativo ambiental do planeta e que temos o compromisso na amplitude de nossos recursos naturais”, finaliza.

ESPÍRITO SANTO

Floresta no ES

EQUILÍBRIO COM O MEIO AMBIENTE

“Sou produtor de água e reciclador de terra”. Assim se considera o técnico agrícola e produtor rural, Carlos Tatagiba Martins, por pensar, executar e custear projetos de sustentabilidade em suas duas propriedades há mais de 20 anos. Em Burarama, no município de Cachoeiro de Itapemirim (ES), o sítio São Brás possui caixas secas para reter água da chuva, corredor ecológico, mata ciliar e cultivo de café. O sítio Jacutinga, no distrito Rize, município de Alegre, conta com plantio de eucalipto, em área de morro, de maneira a recuperar a área degradada, mata ciliar, corredor ecológico e várzea. Além disso, apresenta cultivo consorciado de coco e cacau. “Juntando as áreas, tenho 20 hectares e para mim a preservação é gratificante. Eu acredito que o equilíbrio do produtor com o meio ambiente retorna de forma positiva”, ressalta Carlos, que atingiu 80% de área recuperada.

O que antes era apenas lavoura e pasto, hoje divide espaço com diferentes culturas, teve parte do solo recuperado, retém mais água no lençol freático e, por fim, gera renda ao produtor Carlos Tatagiba. E não para por aí. Todo o conjunto da obra, reunindo as mudanças na propriedade com as ações de preservação, já rendeu dois prêmios: em 2008, pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo (FAES) o Prêmio Comarh e, em 2015, o Prêmio Biguá, pela Rede Gazeta Sul. Todos conquistados pelo mérito do cuidado com a natureza.

Assessoria de Comunicação CNA, com participação das federações da agricultura e pecuária dos estados do Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará e Espírito Santo.
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação