Logo CNA

Na Amazônia, Projeto Biomas recebe visita dos participantes do Encontro Regional de Agrárias
Foto 3 0 47227900 1515008882

31 de agosto 2017
Por CNA

Marabá / Pará (31/08/2017) - Entre os dias 22 e 25 de agosto de 2017 foi realizado no campus da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA, no município de Marabá, região sudeste do estado, o XIII ERA – Encontro Regional de Agrárias, que buscou integrar discentes, docentes, agricultores, produtores rurais, sindicatos, associações e cooperativas. O tema deste ano foi "Desafios e Potencialidades dos Diferentes Sistemas Produtivos da Amazônia".

Um dos minicursos ofertados no encontro tratava de manejo florestal, cuja parte prática foi realizada na área experimental do Projeto Biomas – Amazônia, na Fazenda Cristalina, município de São Domingos do Araguaia, localizado há 90 km de Marabá. Participaram do minicurso 25 alunos dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal de três instituições de ensino superior: além da UNIFESSPA, a Universidade do Estado do Pará (UEPA) de Marabá e a Universidade Federal Rural da Amazônia de Parauapebas.

O Dr. Ulisses Albino, professor da Faculdade de Ciências Naturais da UNIFESSPA e pesquisador integrante da equipe do Projeto Biomas na Amazônia, com ajuda de dois monitores, conduziram os estudantes. Foi realizado nesta aula prática, um pequeno inventário volumétrico em plantios de eucalipto e paricá. Outros subprojetos de pesquisa, como o que avalia espécies forrageiras, foram visitados e diversas explicações foram oferecidas nos experimentos de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) e nos experimentos com biofertilizantes empregados nos plantios do projeto, como os Fungos Micorrízicos Arbusculares (FMAs) e as bactérias promotoras de crescimento vegetal. Finalizando, foram visitadas ainda as áreas do viveiro de mudas do projeto e o sistema de fossa séptica. Os estudantes envolvidos foram provenientes dos municípios de Goianésia, Jacundá, Novo Repartimento, Rondon do Pará, Parauapebas e Marabá.

"A área do Projeto Biomas na Amazônia nos proporciona Campos Experimentais da Embrapa e das instituições de ensino superior parceiras em São Domingos do Araguaia e Marabá desde 2013 e, como tais, funcionam como vitrines tecnológicas onde o público-alvo em questão tem a oportunidade de tirar dúvidas diretamente junto aos pesquisadores que conceberam as pesquisas. O sucesso dos nossos cinco dias de campo anteriores, realizados nesta mesma área, onde esses estudantes tiveram essa aula prática ressaltam a importância de sempre estarmos em contato com a sociedade, seja representada por estudantes, como foi o caso dessa incursão, técnicos, extensionistas, produtores, etc", afirma o Dr. Alexandre Mehl Lunz, pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental e coordenador regional do Projeto Biomas na Amazônia.

Sobre o Projeto Biomas

O Projeto Biomas, iniciado em 2010, é fruto de uma parceria entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com a participação de mais de quatrocentos pesquisadores e professores de diferentes instituições, em um prazo de nove anos. Os estudos estão sendo desenvolvidos nos seis biomas brasileiros para viabilizar soluções com árvores para a proteção, recuperação e o uso sustentável de propriedades rurais nos diferentes biomas.

O Projeto Biomas tem o apoio do SENAR, SEBRAE, John Deere e do BNDES. Na Amazônia, o Projeto Biomas é coordenado pela Embrapa Amazônia Oriental com apoio da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e diversas outras instituições de ensino e pesquisa.

Assessoria de Comunicação da CNA com Embrapa Amazônia Oriental (CPATU)
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação