Logo CNA

México promete destravar mercado para arroz do Brasil
Arroz 67 0 93743900 1515009811

10 de março 2017
Por CNA

Por: Revista Globo Rural

Na Expodireto Cotrijal, feira agropecuária de Não-Me-Toque (RS), dirigentes arrozeiros aproveitaram a presença do embaixador do México no Brasil, Eleazar Velasco, para falar sobre as dificuldades que o país está enfrentando para negociar o arroz brasileiro com os mexicanos. O embaixador se comprometeu a atender às reivindicações do setor e abrir o mercado para os produtos brasileiros.

Segundo o diretor Comercial do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Tiago Barata, as negociações começaram há dois anos na Rice Market & Technology Convention, em Cancún. O Brasil já enviou todos os pedidos e documentações para iniciar os trâmites para as exportações, mas a medida ainda está parada no Ministério da Agricultura mexicano. "Os operadores do México querem comprar o arroz brasileiro. Não sabemos o que está emperrando o acordo ainda", afirma.

O embaixador solicitou que fosse encaminhado um ofício pontuando quais são as dificuldades e que irá interceder junto ao Ministério da Agricultura do México, assim é possível saber a situação atual das negociações e porque não houve avanços ainda. "Esperamos logo poder estar importando o arroz brasileiro", respondeu o embaixador.

Essa parceria comercial também abrange a transferência de tecnologia na área do arroz para os mexicanos. O dirigente da Irga afirma que no último ano já houve a entrada de sementes brasileiras no México. Para o vice-presidente da Federarroz, Alexandre Velho, o Brasil tem potencial para contribuir com esta tecnificação.

No ano de 2015, segundo dados do Comité Nacional Sistema Producto Arroz del México, os mexicanos colheram 158,35 mil toneladas de arroz, tendo uma queda de 80,4% em 30 anos. Em 1985, a produção do país era de 807 mil toneladas. Enquanto isso, no mesmo período, o consumo cresceu de 850 mil para 1,1 milhão de toneladas.