Logo CNA

Maio é mês de vacinação de Aftosa

28 de abril 2017
Por CNA

Nessa segunda-feira, 1º de maio, começa mais uma etapa da vacinação de bovinos e bubalinos contra febre aftosa do estado do Rio de Janeiro. Os animais deverão ser vacinados até o dia 31 de maio, independente da idade.

A vacinação é obrigatória e o produtor que não aderir a campanha fica sujeito a penalidades previstas na lei, como multas e interdição da propriedade.

Ricardo Mansur, Diretor Técnico da Emater-Rio e Médico Veterinário, alerta os produtores rurais da importância da vacinação contra a febre aftosa.

“A doença é altamente contagiosa e prejudicial à saúde dos animais. Hoje, por conta de longos anos de campanha, os pecuaristas não a conhecem, assim como boa parte dos técnicos a conhecem somente por meio da literatura. E por conta desse desconhecimento, as pessoas acham que não precisam mais vacinar seus rebanhos. Muito pelo contrário, temos que proteger nossos animais”.

Mansur lembra que assim como a febre amarela, a febre aftosa é uma doença viral, dessas que podem ressurgir de repente.

“Contra vírus não há tratamento. O que vale é a prevenção por intermédio de vacinas. Lutamos contra um inimigo invisível e extremamente prejudicial”.

O Estado do Rio de Janeiro é considerado área livre de aftosa há 20 anos e para continuar com a manutenção desse status é preciso conseguir índices vacinais próximos da totalidade.

O produtor deve vacinar o seu rebanho e apresentar a Declaração de Vacinação em um dos Núcleos da Defesa Agropecuária ou Postos Municipais no Estado. O lançamento do documento também poderá ser feito, pelo próprio produtor, através da internet, diretamente no Sistema de Integração Agropecuária – Siapec, na página da secretaria estadual de Agricultura www.agricultura.rj.gov.br .

Ricardo Mansur convoca os proprietários e veterinários para trabalharem pelo êxito da campanha de 2017.

“Vamos todos trabalhar na conscientização da importância da vacinação e não apenas no cumprimento da lei. A saúde do nosso rebanho é o mais importante”, finaliza.

Áreas de atuação