Logo CNA

Irã compra até 250 mil t de açúcar bruto do Brasil
Acucar bruto 3 0 91651100 1515009836

21 de fevereiro 2017
Por CNA

Por: Reuters

Importadores do Irã compraram até 250 mil toneladas de açúcar bruto brasileiro, na primeira compra externa feita por iranianos em meses, à medida que o país busca reforçar os estoques estratégicos, disseram fontes comerciais nesta terça-feira.

As fontes disseram que as cargas foram compradas para embarque em fevereiro, acrescentando que a última vez que o Irã acessou o mercado internacional foi no terceiro trimestre do ano passado.

"O Irã tinha ficado ausente durante meses, mas a dimensão de suas compras tem sido uma surpresa", disse uma fonte. "Os preços têm estado mais baixos, então foi uma oportunidade de acessar o mercado."

Outra fonte acrescentou: "Havia expectativas de que o Irã teria comprado cargas mais tarde no trimestre, uma vez que sua safra doméstica parecia mais favorável."

As cargas provavelmente seriam enviadas em quatro a cinco remessas, disseram as fontes.

As comemorações do ano novo iraniano em março são um momento de aumento no consumo de açúcar.

Fontes do mercado disseram que as compras também poderiam ter sido feitas para garantir que houvesse estoques suficientes antes das eleições presidenciais em maio.

Uma das fontes disse que o Irã havia emitido permissões de importações para 400 mil toneladas de açúcar bruto e que mais compras eram prováveis nas próximas semanas.

As fontes disseram que as importações anuais de açúcar bruto do Irã estão em 900 mil toneladas, em média.

Matérias Relacionadas