Logo CNA

Inicia Censo Agropecuário 2017 em propriedades rurais
Ibge 1 0 01532500 1515008848

6 de outubro 2017
Por CNA

Por: IBGE

Iniciou nessa semana a fase de coleta do Censo Agropecuário 2017 em todo o Brasil. A expectativa é de que os mais de 18 mil recenseadores do IBGE visitem todos os estabelecimentos agropecuários do País, estimados em cerca de 5 milhões, entre outubro deste ano e fevereiro de 2018.

Mais de 18 mil recenseadores vão a campo coletar as informações. O trabalho envolve o levantamento de informações sobre a área, a produção, as características do pessoal ocupado, o emprego de irrigação, o uso de agrotóxicos, o papel da agricultura familiar, etc.

O IBGE realiza outros levantamentos, como a Produção da Pecuária Municipal, a Produção Agrícola Municipal e as Trimestrais da Agropecuária: o Censo, no entanto, é a única que recolhe dados de todos os estabelecimentos produtores, além de servir como subsídio para as outras. Por isso, tem a abrangência de um retrato do campo brasileiro.

Importante: Identificação do Recenseador
Uma das novidades deste Censo Agropecuário 2017 é a possibilidade de confirmar a identidade do recenseador através do QR Code que cada um deles levará no crachá, localizado no lado esquerdo do peito do colete. O código pode ser lido pelo celular e redirecionará diretamente para o site do IBGE, que fará a checagem.

No crachá também poderão ser encontrados outros dados, como o nome completo do recenseador, sua matrícula, identidade e validade das informações ali constantes, além da foto do agente de coleta.

O último elemento de identificação do recenseador é o DMC (Dispositivo Móvel de Coleta) que cada um deles estará portando no momento da aplicação do questionário. O dispositivo é obrigatório, pois é justamente nele onde os agentes registrarão os dados de cada estabelecimento, assim como o georreferenciamento de cada propriedade.

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas