Logo CNA

ICNA vai ao Uruguai conhecer sistema de rastreabilidade local
Mg 2907 0 155111002015283385841

20 de abril 2018
Por CNA

Brasília-DF (20/04/18) – A experiência uruguaia com sistemas de rastreabilidade animal será o foco da missão do Instituto CNA na próxima semana. O coordenador técnico do ICNA, Carlos Frederico Dias, e o consultor da entidade, Diego Costa, visitam nos dias 23 e 24 algumas instituições e frigoríficos do Uruguai para conhecer como funcionam os sistemas de protocolo de rastreabilidade público e privado do país vizinho.

A ideia é entender os processos e trazer os exemplos que podem ser aplicados ao sistema que o ICNA está desenvolvendo para o Brasil, afirmou Dias.

“Queremos conhecer de perto todo o sistema de rastreabilidade uruguaio e entender como foi o processo de convencimento de todos os setores envolvidos, não só os frigoríficos, mas o produtor e o consumidor também para saber a importância dos protocolos de rastreabilidade. Por isso, vamos visitar alguns supermercados para saber como essa carne chega às gôndolas uruguaias.”

No dia 23, os técnicos vão se reunir com os diretores da Associação dos Produtores do Uruguai (ARU), similar à CNA, e com a diretora responsável pelo sistema uruguaio de informação pecuária. Na terça-feira (24), vão visitar um frigorífico e o Instituto Nacional de Carne para conhecer os programas de certificação.

Segundo Carlos Frederico Dias, ter acesso à experiência uruguaia será importante e vai contribuir com o sistema brasileiro que está em fase de testes para ser implantado até o primeiro semestre de 2019.

“Conhecendo outros sistemas como o uruguaio, que é reconhecido no mundo inteiro como confiável, poderemos melhorar o nosso e abrir caminho para novos mercados para a carne brasileira como o chinês, por exemplo, que tem demonstrado interesse pelo gado rastreado.”

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação