Logo CNA

Grupo técnico de sanidade da CNA discute propostas para pecuária
Img 2294 0 706242002015150089911

9 de junho 2017
Por CNA

Brasília (09/06/2017) – O Grupo Técnico de Sanidade da CNA se reuniu na quinta (8) com representantes do Ministério da Agricultura (Mapa) e de 15 Federações estaduais para discutir propostas que podem impactar a sanidade animal das diferentes cadeias produtivas da pecuária.

Um dos temas do encontro na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil foi o Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa.

Neste contexto, foram apresentados pelo ministério dados sobre a participação do setor produtivo na construção do plano, com nove das 14 propostas ao texto. A versão final deve ser concluída na segunda quinzena de julho.

Outro ponto abordado foi a revisão do Programa Nacional de Sanidade de Caprinos e Ovinos. O texto final deve estar pronto na segunda quinzena de julho. Também foram debatidos a oferta de insumos para diagnósticos de brucelose e de tuberculose animal, os impactos da Operação Carne Fraca e o novo Regulamento de Inspeção Industrial Sanitária de Produtos de Origem Animal (Riispoa).

Audiência – Em audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado, na quarta (7), o coordenador de Sanidade da CNA, Décio Coutinho, afirmou que o sucesso do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa dependerá do comprometimento e responsabilidade do poder público.

Décio ressaltou que o Plano Estratégico do programa lançado pelo MAPA está bem estruturado, mas a execução do calendário só será possível com o esforço do governo.

“O setor privado sempre foi responsável por todo o processo, desde a fabricação de vacina, distribuição, compra, aplicação, até a notificação de possíveis episódios da doença. Com o plano, o processo inverte. É preciso que os setores públicos estadual e federal se manifestem em relação aos compromissos propostos”, disse.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109 1419
cnabrasil.org.br
canaldoprodutor.tv.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas