Logo CNA

Governo atende CNA e suspende importação de leite em pó do Uruguai
Materia governo atende cna e suspende importacao de leite do uruguai 593x290px 0 90197300 1515008838

10 de outubro 2017
Por CNA

Brasília (10/10/2017) – O governo federal atendeu a uma demanda da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e de outras entidades do setor e anunciou a suspensão das licenças de importação de leite em pó do Uruguai na terça (10). O anúncio foi feito pelo ministro da Agricultura, Blairo Maggi.

“A produção de leite brasileira cresceu nos últimos anos. Não há necessidade de importar do Uruguai e o volume importado estava criando um ambiente altamente prejudicial ao setor”, afirmou o presidente da Comissão Nacional de Bovinocultura de Leite da CNA, Rodrigo Alvim.

Em 2016, 86% do leite em pó desnatado e 72% do leite em pó integral exportado pelo Uruguai tiveram o Brasil como destino, sendo que 36% do comércio de produtos do agronegócio entre os dois países referem-se a produtos lácteos.

Desta forma, o ministro anunciou a suspensão da entrada do leite uruguaio até que o país comprove que 100% do produto é produzido de fato no país vizinho. A decisão foi tomada em reunião com integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

Em agosto, a CNA e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) encaminharam ofício ao ministro da Agricultura com as preocupações do setor lácteo brasileiro em relação ao impacto que as importações, principalmente de leite em pó do Uruguai, trazem ao mercado interno.

“Na medida em que não são adotadas as condições técnicas para funcionamento de uma zona de livre comércio, desequilibra o balanço entre exportação e importação, podendo criar um cenário importador altamente prejudicial a uma das partes”, diz o ofício.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas