Logo CNA

FARSUL comemora 90 anos em almoço com sindicatos e produtores rurais
Farsul03 0 284765002015150090171

25 de maio 2017
Por CNA

Porto Alegre / Rio Grande do Sul (25/05/2017) - A FARSUL completa 90 anos nesta quarta-feira, 25 de maio. Primeira Federação de agricultura do Brasil, foi criada durante o 2º Congresso Rural em 24 de maio de 1927 para mobilizar os produtores rurais que sofriam com a escassez de crédito e falta de políticas voltadas à produção de charque no Estado. Ao completar 90 anos, a Federação reúne seus líderes, presidentes de sindicatos rurais, autoridades do estado e entidades ligadas ao agronegócio para comemorar as conquistas e lembrar que a união de forças continua a guiar a sua trajetória.

O presidente do Sistema FARSUL, Carlos Sperotto, destacou em almoço comemorativo, o apoio dos sindicatos rurais e sua participação na construção do plano estratégico para os próximos dez anos, que trará impactos significativos na atuação do Sistema FARSUL. Durante dois dias, presidentes e representantes dos sindicatos de todo o Estado estiveram reunidos para avaliar as ações do passado, discutir as missões e valores do presente e sugerir prioridades para o futuro. A partir das sugestões, será elaborado o plano a ser seguido até os 35 anos do SENAR-RS e o centenário da FARSUL. “A união que conseguimos trazer ao segmento rural, tendo um discurso único entre os sindicatos, isso foi um aspecto fundamental que tem sido praticado nos últimos anos e é uma conquista da qual podemos nos orgulhar” comemora Sperotto.

Durante os últimos 90 anos, não foram poucos os desafios enfrentados por produtores rurais que foram acolhidos pela FARSUL. A primeira demanda ficou no passado e os desafios do meio rural se sofisticaram. A Federação esteve ao lado de agricultores quando os conflitos no campo se intensificaram nos anos 90, quando secas afetaram a produção nos anos 2000 e nos processos de endividamento que resultaram em renegociações de dívidas. Aliado a isso, a entidade acompanha o desenvolvimento tecnológico no campo e o Sistema FARSUL, através do SENAR-RS, promove a qualificação no meio rural através de cursos que vão de gestão à segurança e técnicas agrícolas. O trabalho culmina em números positivos na economia, mesmo durante épocas de crise econômica e política.

Em seu discurso, o secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação do RS, Ernani Polo, ressaltou que a agropecuária foi o setor que mais sofreu transformações e se desenvolveu em termos de tecnologia e inovação nos últimos anos. Polo saudou o esforço dos produtores rurais que, aliados à FARSUL e ao SENAR-RS, têm sido responsáveis por bons resultados para a economia, também importantes para atender à crescente demanda mundial por alimentos. O prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, destacou a importância da Farsul para a economia de Esteio, já que a cidade sedia dois eventos de peso no agronegócio: a Expointer e a Fenasul.


Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul
E-mail: farsul@farsul.org.br
http://www.farsul.org.br

Matérias Relacionadas