Logo CNA

FAEPE capacita sindicatos rurais sobre renegociação de dívidas
Capacitacao faepe0 0 805768002015150089211

26 de julho 2017
Por CNA

Recife / Pernambuco (26/07/2017) - A Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (FAEPE) promove o curso “Renegociação de Dívidas de Crédito Rural”, nesta terça-feira (25) e quarta-feira (26), no Recife. O objetivo é capacitar os presidentes de sindicatos rurais, a fim de orientar produtores endividados quanto a renegociação de seus débitos com os bancos.

O treinamento, ministrado pelo assessor técnico da CNA, Edvaldo Brito, apresenta os benefícios concedidos pela Lei 13.340/2016 . Segundo a normativa, os produtores que contraíram financiamentos rurais até dezembro de 2011, terão até o final deste ano para liquidar ou prorrogar os débitos, com até 95% de desconto.

De acordo com o presidente da FAEPE, Pio Guerra, o foco é viabilizar embasamento técnico e jurídico para dar suporte aos produtores no processo de negociação junto às instituições financeiras.

A iniciativa, realizada em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), recomenda uma série de medidas a serem adotadas pelos proprietários rurais. “O produtor pode solicitar ao banco o extrato simplificado da sua conta, contendo todas as datas de liberação de crédito. Como também datas de pagamentos para amortização das dívidas desde a origem”, destaca o assessor técnico da CNA.

Para o presidente do Sindicato Rural de Sanharó e diretor da FAEPE, Francisco Viegas, essa capacitação é de suma importância porque a partir daí o sindicato poderá orientar corretamente seu associado, dando condições de o produtor pagar o valor certo definido pela lei.

Nesta quinta e sexta-feira (27 e 28.07), o representante da CNA estará em Petrolina para ministrar outro curso, na sede do Sindicato Rural do município, com lideranças sindicais do Sertão de Pernambuco.

Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco - FAEPE
http://faepe.com.br/

Matérias Relacionadas