Logo CNA

FAEPA e BNB iniciam ciclo de palestras sobre endividamento rural
Endividamento sousa 0 48540800 1515009031

16 de maio 2017
Por CNA

Paraíba (16/05/2017) - A Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (FAEPA-PB) em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) iniciaram um ciclo de palestras sobre a lei 13.340/2016 que trata da renegociação das dívidas rurais adquiridas até dezembro de 2011.

Durante os dias 11 e 12 de maio, produtores do sertão do Estado foram orientados sobre como podem liquidar os débitos ou prorrogar o pagamento do saldo devedor. As visitas foram aos municípios de Itaporanga, Sousa e Cajazeiras, mas atingiu agricultores de pelo menos outras dez cidades polarizadas na região.

“Essa foi uma grande conquista, porque inclui também Dívida Ativa da União e oferece condições de renegociação e liquidação nunca oferecidas. Nossa luta agora é para conseguir benefício semelhante para o período de 2012 a 2016 de grande seca em todo o Nordeste”, afirmou o presidente da FAEPA-PB, Mário Borba.

O abate varia entre 10% e 95% a depender de questões como região do produtor, data e valor contratado ou se o produtor pretende liquidar ou renegociar a dívida.

Para o gestor de crédito rural do Banco do Nordeste, Sílvio Carvalho, a regularização dos débitos é uma forma de devolver a cidadania de crédito aos produtores rurais paraibanos. Ao todo, existem 20 agências distribuídas no Estado.

“O Banco do Nordeste é um agende de desenvolvimento regional. Fomentar o crescimento econômico e social é um dos nossos principais focos de atuação. Ao se regularizar, o produtor fica consequentemente habilitado a tomar crédito para novos investimentos e nós queremos promover essa mudança”, comentou Carvalho.

Além do BNB o Banco do Brasil também está realizando operações de liquidação e renegociação sob as orientações da mesma lei. Produtores em dívida com esta instituição devem procurar uma agência para mais informações.

O ciclo de palestras ainda deve prosseguir por Pombal e Catolé do Rocha, no Sertão, além de Sumé (Cariri), Guarabira, Solânea (Agreste), e Sapé (Brejo).

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
senarpb.com.br