Logo CNA

FAEMG realiza encontro com Sindicatos Rurais em Patos de Minas
Faemg3 0 765114002015150594501

26 de julho 2016
Por CNA

Patos de Minas / Minas Gerais - Foram discutidos problemas e encaminhamentos para diversas questões relativas ao desenvolvimento do agronegócio mineiro, com participação de 30 presidentes e diretores de sindicatos de produtores rurais das regiões do Alto Paranaíba e Noroeste.

“Nesses encontros podemos conhecer melhor os problemas de cada região para desenvolvermos ações em prol dos produtores rurais. Neste ano de eleições municipais, aproveitamos também para alertar o pessoal: nós precisamos de prefeitos e de vereadores que conheçam a área rural, porque necessitamos de leis que ajudem a questão ambiental e trabalhista, por exemplo,” destacou o presidente da FAEMG, Roberto Simões.

Virmondes Barra, presidente do Sindicato Rural de Vazante, na região Noroeste, relatou, durante o encontro, problemas relacionados à falta de segurança na zona rural: “Em nossa região está havendo muitos furtos de gado, principalmente. Recentemente, só de um produtor rural, furtaram 200 animais. Não temos segurança, e não temos como agir, porque a polícia está desguarnecida, não consegue trabalhar em plenitude”.

Marcelo Perondi, presidente do Sindicato Rural de Formoso, também na região Noroeste, relatou a dificuldade de produtores rurais em conseguir documentações de órgãos públicos: “Especialmente licenças e outorgas coletivas demoram muito. Isso atrasa tudo, atrasa nosso desenvolvimento”.

Quem também esteve no encontro foi o superintendente do Senar Minas, Antônio do Carmo Neves: “Esse é o momento de trocar informações e experiências com os presidentes dos sindicatos rurais. Precisamos nos manter próximos deles, que são lideranças municipais do agronegócio”.

O gerente regional do Senar Minas, Sérgio de Carvalho Coelho, que também esteve no encontro, foi outro a falar de proximidade com os representantes dos produtores rurais em cada município: “O nosso trabalho é de união. Nos encontros, ouvimos os presidentes dos sindicatos de produtores rurais, ouvimos as necessidades de cada um, porque nossa presença nos municípios é fundamental para o desenvolvimento rural, através da capacitação de mão de obra”.

Elhon Cruvinel, presidente do Sindicato Rural de Patos de Minas, ficou satisfeito com o encontro. “Foi muito proveitoso. Agora devemos colocar em prática tudo o que foi falado pelo presidente da FAEMG em prol dos produtores rurais. Devemos nos unir em função do agronegócio”.

O presidente da FAEMG finalizou o encontro ressaltando a importância do agronegócio mineiro para o desenvolvimento de todo o país. “O agronegócio é responsável por 42% do PIB mineiro, e 14% do PIB Nacional. Somos muito fortes, então continuaremos nessa tarefa de produzir alimentos de qualidade e bons preços a todos”.

| Patos de Minas

Patos de Minas tem aproximadamente 150 mil habitantes. É o município mais populoso da região do Alto Paranaíba. O solo altamente fértil favorece a agricultura como uma das atividades econômicas mais tradicionais do município. Os principais produtos cultivados são: milho, feijão, mandioca, soja e café. Ao lado da agricultura, a pecuária também tem relevância. Destacam-se a bovinocultura e suinocultura.

O encontro em Patos de Minas foi o sexto de oito encontros regionais que estão sendo promovidos pela FAEMG este ano, em diversas regiões do estado. O primeiro foi em Uberlândia, e os seguintes em Montes Claros, Manhuaçu, Governador Valadares, Sete Lagoas, e agora em Patos de Minas. Os próximos serão realizados em Juiz de Fora e Varginha.

Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais - FAEMG
www.sistemafaemg.org.br

Matérias Relacionadas