Logo CNA

Exporã 2017: abertura reúne líderes políticos e do agro em Ponta Porã
Mauricio saitoweb 0 73267800 1515009823

6 de março 2017
Por CNA

Campo Grande/Mato Grosso do Sul (04/03/2017) - Prestigiada por lideranças rurais e políticas, a abertura da 41ª edição da Exposição Agropecuária e Industrial de Ponta Porã (Exporã), realizada na última sexta-feira (03/03), comprovou a importância de um dos principais eventos do setor produtivo de Mato Grosso do Sul. Um dos destaques da edição deste ano é a Vitrine do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/MS) com uma estufa onde serão apresentados os produtos do Hortifruti Legal – uma das frentes da metodologia de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).

No evento de abertura, o presidente do Sistema FAMASUL - Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, salientou a importância da atuação do presidente do sindicato rural do município, André Cardinal, e falou também da atuação do SENAR/MS no município. “Aqui, em Ponta Porã, são aproximadamente cem propriedades rurais atendidas pelos pela ATeG do SENAR nas frentes do ABC Cerrado, Mais Leite, Piscicultura e HortifrutLegal. Com isso, o desenvolvimento agropecuário desse município, que ocupa o segundo lugar no ranking estadual de produção de grãos, está garantido”.

Saito salientou, em seu discurso, a importância da representatividade sindical para o crescimento produtivo do município. “Este atual patamar do nosso setor se deve, primeiro, ao perfil empreendedor do produtor rural; segundo, ao trabalho desenvolvido pela comunidade científica e, terceiro, às ações do Sindicato Rural de Ponta Porã que levam o conhecimento à ponta produtiva. Em 2016, foram mais de 400 pessoas capacitadas, em parceria com o SENAR/MS”.

O presidente do Sistema FAMASUL falou da importância da produção aliada ao trabalho da comunidade científica, em consonância com o trabalho do Poder Executivo, nacional e regional, referindo-se aos políticos presentes, entre eles, a deputada federal, Tereza Cristina Côrrea Dias.

O presidente do Sindicato Rural de Ponta Porã, André Cardinal, comemorou o sucesso da abertura do evento, que contabilizou mais de 400 pessoas, entre representantes rurais, políticos, produtores rurais e trabalhadores do setor: “Impossível fazer um evento como este sem pessoas que realmente vestem a camisa. Tudo o que temos aqui, nesta Feira, é fruto de uma diretoria emprenhada e de funcionários comprometidos”.

Cardinal reforçou que o evento é o reflexo das ações desenvolvidas ao longo do ano. “Estamos aqui hoje cumprindo uma pequena etapa do nosso trabalho, que é mostrar à sociedade um dos elos dessa grande cadeia produtiva”.

O Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, anunciou ações que devem auxiliar o produtor rural. “O Brasil colhe, este ano, a maior safra da sua história. Mato Grosso do Sul não deve ser diferente. Isso mostra a força e a pujança do setor produtiva”, afirmou Azambuja, acrescentando também: “O problema logístico precisa ser resolvido. É, por isso, temos buscado formas alternativas de escoamento, como o corredor rodoviário bioceânico, um projeto estruturante que pode dar ainda mais competitividade ao Centro-Oeste brasileiro, em especial a Mato Grosso Sul”.

Azambuja anunciou a parceria que deve recapear a revitalização da área e torno do Parque de Exposição para uso de atividades diversas do espaço.

A deputada federal, Tereza Cristina Côrrea Dias, que recentemente assumiu a vice-presidência da FPA – Frente Parlamentar Agropecuária, em Brasília, destacou a satisfação de participar da Exporã. “Nosso segmento é o que está dando certo no Brasil. E tudo isso com as dificuldades das nossas estradas e com a falta de logística. Imaginem se nossa estrutura estivesse melhor”.

Já o prefeito de Ponta Porã, Hélio Pelufo, falou sobre a importância do agro para o município. “Se hoje, nossa Cidade se encontra em boas condições administrativas é devido à agropecuária. Temos o maior respeito e zelo pelos produtores da nossa região, do nosso Estado”.

Além das lideranças já citadas, compareceram ao evento a primeira dama de Mato Grosso do Sul, Fátima Alves de Souza Silva; os deputados estaduais, Flávio Kayatt, Rinaldo Modesto, Felipe Orro, Zé Teixeira e Beto Pereira; o presidente da Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja de MS, Christiano Bortolotto; o presidente da Câmara de Vereadores de Ponta Porã, Nelson Tavares, o secretário estadual de Gestão Estratégica, Eduardo Riedel; o secretário estadual de Segurança Pública, Barbosinha.

Estiveram presentes os presidentes dos sindicatos rurais: Osvin Mittank, Aral Moreira; Leandro Acioly, de Bela Vista; Ronan Nunes da Silva, de Amambai; Telma Menezes, de Nova Alvorada do Sul; Lúcio Damália, de Dourados; Cláudio Straliotto, de Nioaque; Jean Pierre, vice-presidente regional da Famasul e diretor tesoureiro do Sindicato Rural de Ponta Porã, entre outras lideranças.


Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul – FAMASUL
www.famasul.com.br

Matérias Relacionadas