Logo CNA

Equipe da União Européia visita frigoríficos e superintendências
Carne 2 0 80685900 1515009053

3 de maio 2017
Por CNA

Por: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Uma missão veterinária da União Européia está no Brasil para fazer inspeções em frigoríficos de todas as carnes (bovina, de frango e suína) até o próximo dia 12. Divididos em três grupos, seis veterinários percorrerão os estados do Paraná, Goiás, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso.

Nesta terça-feira (2), os veterinários europeus passaram o dia no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Receberam mais informações sobre as medidas adotadas para garantir a segurança sanitária depois da deflagração da Operação Carne Fraca da Polícia Federal. Uma das medidas do ministério foi suspender o certificado de exportação de estabelecimentos que passaram a ser auditados.

Também definiram juntamente com integrantes da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) os locais que visitarão. Nesta quarta-feira (3) os europeus iniciarão as visitas a Superintendências Federais da Agricultura (SFA) de Goiás, do Paraná e de Santa Catarina. Na sequência, cada dupla se dirigirá às plantas frigoríficas desses estados.

Segundo o secretário de Defesa Agropecuária, Luis Rangel, “a auditoria tem dois objetivos: obter mais esclarecimentos sobre os desdobramentos da Carne Fraca e para realizarem a auditoria anual de rotina, que garante a renovação da habilitação dos frigoríficos brasileiros para exportarem à União Européia”.