Logo CNA

Comissão debate seguro rural com produtores de Luís Eduardo Magalhães
Encontro Comiss C3 A3o Seguro Rural Lu C3 A Ds Eduardo Magalh C3 A3es

Grupo liderado pela CNA promoveu encontro no sindicato dos produtores rurais do município baiano

27 de setembro 2018
Por CNA

Brasília (27/09/2018) – A Comissão Consultiva dos Entes Privados do Seguro Rural, presidida pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), se reuniu com produtores rurais de Luís Eduardo Magalhães (BA), nesta quinta (27).

O encontro aconteceu na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães, no oeste baiano, e teve como objetivo debater o Programa de Subvenção ao Prêmio de Seguro Rural (PSR) e as melhorias na cobertura do seguro rural com produtores, técnicos, gerentes de bancos e lideranças sindicais da região.

O presidente da Comissão dos Entres Privados do Seguro Rural e vice-presidente da Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA, Pedro Loyola, apresentou as ações da CNA para aprimorar o seguro, divulgar informações e promover a cultura de gestão de riscos entre os produtores rurais.

Ele também mostrou as experiências dos programas estaduais de subvenção ao prêmio dos estados de São Paulo e Paraná e dos fundos mútuos de produtores rurais, como é o caso da fumicultura na região Sul do Brasil.

“Há uma demanda reprimida por seguro. Mesmo os seguros já ofertados aos produtores carecem de aperfeiçoamento. Além disso, a subvenção ao prêmio praticamente não alcança o estado da Bahia”, disse.

Pedro Loyola

Segundo a assessora técnica da Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA, Fernanda Schwantes, que também participou da reunião, uma das reclamações mais recorrentes foi que o volume de subvenção disponibilizado não atende ao tamanho da agricultura brasileira e à demanda que os produtores têm pelo seguro rural.

O diretor do Departamento de Gestão de Riscos do Ministério da Agricultura, Marcelo Guimarães, falou sobre o histórico de criação, as regras atuais e o desempenho recente do PSR. Segundo ele, de 2006 a 2017, as indenizações pagas no âmbito do PSR somaram R$ 4,8 bilhões.

O representante da Federação Nacional das Seguradoras (FenSeg), Daniel Nascimento, e da Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros, de Capitalização, de Previdência Privada, das Empresas Corretoras de Seguros e de Resseguros (Fenacor), David Martin também participaram do evento.

A Comissão Consultiva dos Entes Privados do Seguro Rural é formada por representantes dos produtores rurais, das companhias seguradoras, resseguradoras e dos corretores de seguro.

“Foi muito importante o diálogo alinhado aqui. Temos absoluta certeza que esse subsídio ajudará o Ministério da Agricultura a modelar melhor a subvenção para todo o Brasil e, especialmente, para as regiões Norte e Nordeste”, afirmou a presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães, Carminha Missio.

Carminha Missio com Daniel Nascimento (à esquerda) e Marcelo Guimarães

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas