Logo CNA

Comissão de Silvicultura da CNA debate temas relevantes do setor florestal
X5l6495

16 de maio 2018
Por CNA

Brasília (16/05/2018) – Os representantes da Comissão Nacional de Silvicultura e Agrossilvicultura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniram nesta terça (16) para discutir as ações dos próximos meses.

O Plano Nacional de Recuperação de Vegetação Nativa (Planaveg) foi um dos temas tratados. De acordo com o presidente da Comissão, Walter Rezende, a proposta é buscar maior representatividade junto à gestão do Plano para que as responsabilidades sejam compartilhadas e não fiquem apenas nas mãos dos produtores rurais.

“Nós precisamos estar próximos da Comissão Nacional para Recuperação da Vegetação Nativa (Conaveg), para que o setor produtivo seja representado. O Plano estabelece muitas responsabilidades e nós não podemos deixar que todas elas sejam atribuídas aos produtores rurais”, disse Walter.

O núcleo de execução da borracha natural também foi assunto de discussão da reunião. O assessor técnico da CNA, Maciel Silva, afirmou que a ideia é criar uma agenda estratégica para aumentar a competividade da cadeia produtiva da borracha.

“Nós entendemos que o setor passa por dificuldades e precisa da união dos elos da cadeia produtiva, da assistência técnica e do governo para que as ações sejam propostas. Com esse objetivo, o Núcleo de Execução foi criado”.

Por fim, a Comissão debateu a produção de energia a partir da biomassa florestal e a comercialização dessa energia por meio dos leilões públicos. Os principais entraves enfrentados para participação da biomassa nos leilões e a proposição de ações a serem executadas para solucioná-los foram apresentados.

“Com um forte empenho da CNA, a biomassa florestal foi incluída entre as fontes de energia do Plano de Decenal de Expansão de Energia (PDE). No entanto, a biomassa tem enfrentado dificuldades para concorrer com outras fontes de energia nos leilões e foi com foco na solução dessas dificuldades que nos reunimos novamente”, concluiu Maciel.

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Telefone: (61) 2109 1419
cnabrasil.org.br
senar.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
twitter.com/SENARBrasil
facebook.com/SENARBrasil

Áreas de atuação