Logo CNA

Comissão de Pecuária de Leite da CNA promove workshop para debater demandas do setor
X5l2343 0 11224000 1515008837

16 de outubro 2017
Por CNA

Brasília (17/10/2017) – A Comissão Nacional de Bovinocultura de Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoveu, na segunda (16) e terça (17), o Workshop Leite Futuro - Agenda Positiva para o Setor Lácteo.

Dividido em três módulos, o encontro reuniu pesquisadores, técnicos e especialistas do setor para debater as demandas da cadeia produtiva, como políticas públicas, desafios e competitividade do leite brasileiro no mercado mundial.

Na abertura do evento, o presidente da Comissão, Rodrigo Alvim, afirmou que a ideia do encontro é redefinir os temas e as ações para serem trabalhados nos próximos anos. “O objetivo é debater quais atitudes precisamos tomar para defender o nosso produtor e toda a cadeia”.

Alvim também lembrou que a qualidade do leite é um dos pontos que preocupa o setor. “Temos que avançar nisso, mas de forma coerente e responsável para conseguir acessar o mercado internacional”.

O CEO da Agripoint, Marcelo Carvalho, foi um dos palestrantes do primeiro dia e apresentou a evolução da produção de leite no Brasil. “Uma combinação de fatores, incluindo medidas de proteção, aumento da renda e conjuntura externa favoreceu o crescimento da produção brasileira”.

De acordo com Carvalho, a inserção internacional não é uma escolha, mas sim uma necessidade e gera implicações. “No mercado externo a competição é maior, inclusive com gente muito mais estruturada do que nós. Além de ter maior volatilidade de preços e suscetibilidade a ciclos de baixa”.

O pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Glauco Carvalho, também destacou a participação do Brasil no mercado mundial. “A infraestrutura e o custo logístico são alguns dos gargalos do setor. É preciso investir em gestão para melhorar a competitividade”.

O economista da LCA, Celso Toledo, e o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins também participaram dos debates.

O segundo dia de evento contou com a palestra via videoconferência do CEO da Asia-Brazil Agro Alliance, Marcos Jank, sobre os modelos de desenvolvimento da agricultura brasileira e do diretor da Nestlé, René Machado, sobre os desafios para o aumento da competitividade da indústria e da cadeia como um todo.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas