Logo CNA

CNA recebe delegação de parlamentares da Uniao Europeia
X5l1652 0 657860002015362963271

3 de abril 2018
Por CNA

Brasília-DF (03/04/18) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) recebeu uma delegação com 22 membros do Parlamento Europeu em um almoço nesta terça-feira (03) na sede da entidade.
Composta de representantes da Polônia, França, Portugal, Reino Unido, Alemanha, Espanha, Itália, a delegação está no Brasil para conhecer o sistema de produção brasileiro, principalmente a produção da carne bovina. No ano passado, uma operação da Polícia Federal afetou as exportações brasileiras para a União Europeia.

O presidente da CNA, João Martins, avaliou como positiva a visita dos integrantes do Parlamento Europeu. “Tivemos a oportunidade de dialogar e mostrar a qualidade dos produtos brasileiros. Certamente, vamos colher bons frutos”.

Na parte da manhã, a comitiva participou de uma reunião no Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, também com a presença do presidente da CNA. No encontro, João Martins apresentou um panorama dos produtores rurais brasileiros.

O chefe da delegação e representante da Polônia, Czesław Adam Siekierski, disse ter ficado impressionado com tudo o que é feito em prol dos agricultores brasileiros.

“Ficamos muito satisfeitos com todas as informações que recebemos sobre os procedimentos de produção agrícola e as inovações que permitiram resolver problemas e gerar impactos positivos”, destacou.
De acordo com o parlamentar, apesar de todas as diferenças, os problemas dos agricultores no mundo inteiro são muito parecidos. “É necessário reconhecer que o trabalho agrícola é um trabalho duro e bonito porque se trata da produção de alimentos”, observou.

Para a superintendente de Relações Internacionais da CNA, Lígia Dutra, a aproximação e o diálogo são importantes para a relação comercial. “A União Europeia é nosso segundo parceiro comercial, então temos que ter um diálogo cada vez mais aberto e transparente com eles.”

O presidente da Embrapa, Maurício Lopes, fez uma apresentação durante a reunião no Ministério da Agricultura sobre a evolução da agropecuária no cerrado brasileiro. Segundo ele, o encontro com os parlamentares foi positivo para ampliar o diálogo com a União Europeia.

“Foi uma oportunidade para ampliarmos o diálogo com o Parlamento Europeu sobre questões relacionadas ao agronegócio brasileiro e às nossas exportações para a Europa, além de tratarmos de outros assuntos como o acordo União Europeia-Mercosul. Também estão ansiosos para conhecer a realidade da produção brasileira, querem ver in loco como o Brasil produz, processa, manuseia os produtos que chegam aos nossos mercados.”

Na quarta (4), os parlamentares irão ao Mato Grosso visitar duas propriedades rurais que são certificadas para exportar para a União Europeia e, na quinta, visitam frigoríficos e se reúnem com o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Normando Corral.

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Fotos: Wenderson Araujo
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação