Logo CNA

CNA pede apoio para renegociar dívidas de produtores nordestinos
Renan 0 854154002015150099641

8 de novembro 2016
Por CNA

Brasília (08/11/2016) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) entregou nesta terça (8) ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), um documento em que pede a adoção urgente de medidas de apoio aos produtores rurais do semiárido nordestino, afetados nos últimos cinco anos pela forte estiagem.

Em um dos pontos, a entidade defende que os produtores possam renegociar dívidas de operações de crédito rural contratadas de 2012 a 2016.

A iniciativa ajudaria principalmente pequenos e médios produtores a permanecer na atividade, uma vez que estes contratos feitos nos últimos cinco anos não foram contemplados pela Lei 13.340/16, publicada em setembro, que autoriza os bancos a fazer a renegociação ou liquidação dos passivos rurais relativos a custeio e investimento. A lei autorizou os bancos a negociar ou liquidar passivos rurais relativos a custeio e investimento.

No encontro, Calheiros prometeu analisar uma alternativa para atender o pedido das federações do Nordeste referentes aos contratos a partir de 2012. Ele também disse que vai trabalhar junto ao Executivo na regulamentação da Lei 13.340. O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), estava presente ao encontro.

O documento da CNA foi entregue a Calheiros pelos presidentes das Federações de Agricultura e Pecuária dos estados do Rio Grande do Norte (FAERN), José Vieira, de Alagoas (FAEAL), Álvaro Almeida, e da Paraíba (FAEPA-PB), Mário Borba.

Para o vice-presidente diretor da CNA e presidente da FAEPA, Mário Borba, “o produtor nordestino não tem recebido o mesmo tratamento de outras regiões do país afetadas por intempéries climáticas”.

O presidente da Comissão Nacional da Região Nordeste da CNA e da FAERN, José Viera, mostrou otimismo após a reunião com Renan Calheiros. “Ele deixou claro que vai dar andamento às reivindicações dos agricultores nordestinos afetados pela seca desde 2012”.

Campanha – Já na sede da entidade, em Brasília, o presidente da CNA, João Martins, recebeu os presidentes das federações do Nordeste e o diretor financeiro e de crédito do Banco do Nordeste, Romildo Rolim, e o superintendente de negócios de varejo e agronegócio da instituição, Luiz Sérgio Farias Machado.

Na reunião, os participantes discutiram ações conjuntas com as federações e sindicatos rurais para estimular os produtores a aderir à renegociação das dívidas contempladas na Lei 13.340. O texto prevê benefícios como o alongamento de prazos das parcelas e descontos de até 95% na quitação dos débitos.

Além dos representantes das federações do Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas, também estava presente à reunião o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), Flávio Saboya.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte