Logo CNA

CNA pede ao Governo escolta para produto perecível, insumo e carga viva
Nota a imprensa 28 05 2018

28 de maio 2018
Por CNA

Brasília-DF (28/05/18) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) pediu ao governo, nesta segunda (28), a “intensificação da escolta” para o transporte de produtos perecíveis (carnes, leite, frutas e hortaliças), carga viva e insumos para alimentação de animais (rações) em todo o País.

No ofício enviado aos ministros Raul Jungmann (Segurança Pública) e Joaquim Silva e Luna (Defesa), o presidente da CNA, João Martins, afirma que a Confederação é “sensível ao momento delicado em que o País se encontra e a importância das políticas públicas para a melhoria das condições dos transportes e a qualidade de vida do motorista”, mas que a “produção agropecuária já acumula prejuízos, nos oito dias de protestos, que ultrapassam bilhões de reais”.

O texto do ofício diz ainda que 1 bilhão de aves e 20 milhões de suínos estão recebendo alimentação insuficiente. “As condições críticas e o risco de canibalização já resultaram na morte de 64 milhões de aves adultas e pintinhos”.

A entidade pede urgência e prioridade para a escolta dos produtos perecíveis e insumos para evitar a continuidade da morte “de milhões de animais e o desabastecimento da sociedade brasileira”. “Os danos causados ao setor agropecuário estão tomando proporções irreparáveis, sob o ponto de vista econômico, social e ambiental".

O pedido está fundamentado no Decreto 9.382/2018, de 25 de maio, que autoriza o emprego das forças armadas para garantia da lei e da ordem na desobstrução de vias públicas, sob a coordenação dos Ministérios da Defesa e Extraordinário da Segurança Pública.

O decreto prevê a escolta de veículos que fazem serviços essenciais ou transportem produtos considerados essenciais, além de garantia de acesso a locais de produção ou distribuição desses produtos.

Acesse os ofícios na íntegra:

Ofício ao Ministério da Segurança Pública

Ofício ao Ministério da Defesa

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Telefone: (61) 2109 1419
cnabrasil.org.br
senar.org.br
twitter.com/SENARBrasil
facebook.com/SENARBrasil
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas