Logo CNA

CNA participa de seminário sobre desafios para o crédito rural no Brasil
IMG 3095

O presidente em exercício da Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA, Pedro Loyola, foi um dos debatedores

25 de setembro 2018
Por CNA

Brasília (25/09/2018) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou na segunda (24) do Seminário Desafios para o Crédito Rural no Brasil, promovido pelo Banco Central, em Brasília.

O presidente em exercício da Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA, Pedro Loyola, foi um dos debatedores do painel “possíveis caminhos de aprimoramento: gestão de risco”, em que abordou a importância do seguro rural.

Para ele, o mercado de seguro no país avançou a partir de 2005 com o programa de subvenção. “As modalidades e produtos de seguro rural se multiplicaram e hoje temos onze companhias atuando no setor agropecuário. Mas ainda não é o suficiente porque o governo não tem feito a sua parte”.

CNA participa de seminário sobre desafios para o crédito rural no Brasil

Segundo Loyola, o valor disponível para contratação de apólices está aquém do necessário para atender os produtores. Em 2018, o Ministério da Agricultura disponibilizou apenas R$ 370 milhões para custear parte de aproximadamente 70 mil apólices.

“O seguro rural tem um custo muito alto, diferente de um seguro automotivo, pois temos a questão do clima, da região, do solo e tudo isso faz com que tenha um risco maior e passível de catástrofes. O produtor precisa ser amparado, o Estado tem que participar mais, como já acontece em países com a mesma dimensão e importância da agricultura”.

Durante sua apresentação, o representante da CNA defendeu ainda, mais previsibilidade ao Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) e menos contingenciamento dos recursos.

“O programa não pode mais ser passível de contingenciamento. Já não temos recursos suficientes para amparar toda a produção brasileira. Se o governo não disponibilizar o valor prometido no início da safra, muitos produtores serão prejudicados”.

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Telefone: (61) 2109 1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
senar.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas