Logo CNA

CNA lança Comissão Nacional de Irrigação

20 de março 2018
Por CNA

Brasília (20/03/2018) - A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) lançou nesta terça (20) a Comissão Nacional de Irrigação durante o 8º Fórum Mundial da Água. O presidente da CNA, João Martins, e o secretário de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Odilson Silva, assinaram a portaria no espaço do Sistema CNA/SENAR/ICNA no evento.

“A CNA vai fazer tudo que for necessário para que a irrigação no Brasil, que significa menos de 7 milhões de hectares, possa a médio prazo dobrar a área irrigada”, afirmou Martins.

De acordo com o presidente da CNA, uma comissão específica de irrigação será importante para o momento que o setor está vivendo.

“O Brasil vem se destacando cada vez mais como grande produtor de alimentos e o mundo quer que o País responda à demanda daqui até 2050. Então, resolvemos nos profissionalizar mais e focar em irrigação”, completou João Martins.

A Comissão Nacional será composta por CNA, federações de agricultura e pecuária e associações de irrigantes. Vai atuar como ponto focal de discussões das ações, políticas e posicionamentos do setor sobre o uso da água para a agropecuária. O trabalho será feito diretamente nas discussões no Conselho Nacional de Recursos Hídricos, no Executivo e no Legislativo.

“O Brasil é o sexto maior país do mundo com irrigação e tem potencial para ser muito mais. Precisamos explorar esse potencial de forma sustentável para melhoria da produção e maiores ganhos para o produtor rural brasileiro”, destacou o secretário do Mapa, Odilson Silva.


João Martins e Odilson Ribeiro, secretário de Relações Internacionais

A Comissão Nacional de Irrigação será presidida por Eduardo Veras, que também é vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG). Na sua avaliação, um dos fatores para o Brasil ampliar a área irrigada é reconhecer os barramentos de água como utilidade pública e de interesse social.

“Precisamos transformar isso em uma vantagem competitiva, já que em diversos estados do Brasil temos o índice pluviométrico de até 1.500 milímetros como o estado de Goiás. Com isso, podemos ampliar a irrigação de forma sustentável e diminuir o uso competitivo com os outros setores”, explicou.

Veras reforçou que o País tem potencial para alcançar, no curto prazo, 21 milhões de hectares irrigados. Do total de 75 milhões de área plantada hoje no Brasil, a irrigação é utilizada em apenas 10%.


Eduardo Veras, presidente da Comissão Nacional de Irrigação

A comissão da CNA pretende trabalhar para que os temas ligados à irrigação, atualmente sob a responsabilidade do Ministério da Integração Nacional, sejam transferidos para o Ministério da Agricultura. O foco é transformar a irrigação em política pública para o desenvolvimento do setor agropecuário.

O lançamento da Comissão no espaço da CNA contou com a presença de produtores rurais, autoridades, parlamentares e representantes do setor produtivo.


Estande do Sistema CNA/SENAR/ICNA no lançamento da Comissão

Participaram do lançamento: os presidentes da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB), Humberto Miranda; da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), Flávio Saboya; da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (FAEPE), Pio Guerra; da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (FAEPA), Mário Borba; e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG), Roberto Simões.

Veja aqui as fotos da cobertura do 8º Fórum Mundial da Água

Serviço:
O que: Sistema CNA no 8º Fórum Mundial da Água
Quando: Até 23 de março, das 09 às 19h
Onde: Pavilhão da Expo – Estacionamento do Estádio Mané Garrincha – Eixo Monumental - Brasília/DF

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Fotos: Wenderson Araújo, Tony Oliveira e Adriano Brito
Telefone: (61) 2109 1419
cnabrasil.org.br
senar.org.br
twitter.com/SENARBrasil
facebook.com/SENARBrasil
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA

Matérias Relacionadas