Logo CNA

CNA fará cooperação com o Banco do Nordeste para beneficiar produtores
Abre 8

15 de março 2018
Por CNA

Brasília (15/03/2018) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) deverá firmar um termo de cooperação com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) para beneficiar os produtores daquela região do País. A proposta foi debatida nesta quarta-feira (14) em uma reunião entre o presidente da CNA, João Martins, e o presidente do BNB, Romildo Carneiro Rolim.

Durante o encontro foram apresentadas demandas das duas entidades e pontos convergentes de interesse, como uma ação para facilitar a renegociação das dívidas com base na Lei 13.340/2016 (operações de crédito rural contratadas até 31 de dezembro de 2011).

As principais solicitações da CNA foram a possibilidade dos Sindicatos Rurais poderem atuar como correspondentes bancários do BNB e que os produtores rurais atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) possam receber um tratamento diferenciado em programas de crédito.

“Hoje, nós estamos com 70 mil propriedades no Brasil com ATeG. Todo produtor que é capacitado e que tem assistência técnica está muito mais habilitado a ter resultado positivo e pagar o banco”, afirmou João Martins.

Por outro lado, o BNB pretende enviar seus representantes nos cursos realizados pelo Senar para apresentação das linhas de financiamento existentes, de acordo com a cadeia produtiva em destaque.

“A presença maior do Banco nos treinamentos do SENAR, levando as linhas de crédito e fazendo a sua explicação sobre a nossa forma de atuação, faz com que o Banco do Nordeste, a CNA e o Senar ganhem nesses projetos”, afirmou Romildo Rolim.

No final do encontro ficou definido que serão realizadas reuniões, em abril, para discutir os detalhes do acordo com as Federações da Agricultura dos Estados do Nordeste. A previsão é que o plano de ações entre em execução no mês de maio.

A reunião também contou com a presença do 1º vice-presidente de Secretaria da CNA, Mário Borba, do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), Flávio Saboya, do diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, e do superintendente técnico da CNA, Bruno Lucchi, além de representantes do BNB.

Encontro reuniu representantes da CNA e do BNB

Clique aqui para ver mais fotos do encontro

Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: Wenderson Araujo
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte