Logo CNA

CNA discute manejo integrado de pragas
Img 3732 0 909355002015150089773

21 de junho 2017
Por CNA

Brasília (21/06/2017) – O coordenador de Tecnologia da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Reginaldo Minaré, participou nesta terça (20), na Câmara dos Deputados, do Seminário “O Uso de Tecnologias de Controle Biológico na Agricultura e o Manejo Integrado de Pragas".

O encontro reuniu representantes do governo, setor produtivo, entidades de pesquisa e movimentos sociais para debater a importância do controle de doenças e de pragas incidentes nas lavouras, como lagartas, insetos e ácaros, com o objetivo de evitar prejuízos econômicos aos produtores.

No manejo integrado de pragas (MIP) este controle é feito a partir da utilização de produtos biológicos (vírus, bacilos, vespas etc), que são classificados como inimigos naturais das pragas, juntamente com produtos químicos.

Segundo o representante da CNA, apesar do MIP ser uma prática existente há várias décadas, ainda é pouco difundida no país e o mercado de produtos biológicos encontra-se em fase embrionária no país.

Na avaliação de Minaré é necessário levar em conta questões como o custo para o agricultor com a introdução do MIP nas propriedades e a capacitação de profissionais para lidar com esta tecnologia.

"Utilizar novas tecnologias não é problema para o agricultor. Existindo a viabilidade técnica e econômica, bem como a orientação para uso, o agricultor certamente continuará incorporando cada dia mais os insumos biológicos nos sistemas de produção”, ressaltou.

O seminário foi promovido pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara.


Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte