Logo CNA

CNA debate na Argentina comércio internacional e projeções agrícolas
Argentinaabre 0 323683002015150100321

11 de outubro 2016
Por CNA

Brasília (11/10/2016) – Representantes da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participaram, entre os dias 05 e 06 de outubro, da 3ª Conferência Internacional sobre Projeções Agroindustriais, em Buenos Aires, na Argentina. Promovido pelo Instituto para as Negociações Agrícolas Internacionais (INAI), responsável pelos estudos e análises de conjuntura. O evento acontece simultâneo ao lançamento da Safra 2016/2014 no país vizinho.

De acordo com a assessora para Acesso a Mercados da Superintendência de Relações Internacionais da CNA, Camila Sande, o foco da conferência foram as novas perspectivas de produção e exportações na Argentina, que volta a olhar para o mercado internacional com prioridade. “Os produtores argentinos enfrentaram algumas dificuldades no passado para acessar mercados no exterior. Hoje, esse cenário está em reformulação, eles se mostram mais engajados nas questões relacionadas ao comércio internacional”, disse Camila.

Em um dos painéis, o representante da federação das associações e entidades vinculadas à produção de cereais na Argentina, Leandro Pierbattisti, falou do crescimento da produção de milho no Brasil e o impacto que está gerando para a presença do grão argentino nos principais mercados de interesse. “A Argentina consegue competir melhor com os Estados Unidos do que com o Brasil, em mercados como o Marrocos e a Argélia, em função da grande competitividade do produto brasileiro”, explicou Leandro.

Presente no encontro, o assessor do Departamento Econômico da CNA, Paulo André Camuri, informa que ainda foram debatidos temas como as estimativas da produção agrícola argentina para os próximos anos, a crescente demanda global por alimentos e a dinâmica atual das negociações internacionais como a Parceria Transpacífica, Parceria Transatlântica e Aliança do Pacífico, bem como o andamento das negociações entre o Mercosul e a União Europeia.

Além da participação na Conferência Internacional, os assessores da CNA se reuniram com o Ministro Conselheiro, Francisco Canabrava, a Adida Agrícola Eliana Valeria, na Embaixada do Brasil em Buenos Aires e com representantes da Sociedade Rural Argentina (SRA). Também participaram de uma mesa redonda sobre política comercial, promovida pelo Instituto para Negociações Agrícolas Internacionais (INAI).

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109 1419
cnabrasil.org.br
canaldoprodutor.tv.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA