Logo CNA

Chapecó quer autossuficiência no abastecimento de hortifrutigranjeiros
Olericultura 1 1 0 24739900 1515060970

Assunto é tema do Seminário Desenvolvimento da Cadeia da Olericultura que acontece no dia 21 de março

15 de março 2017
Por Senar

Embora seja o centro de uma vasta região produtora de alimentos, mais de 90% dos hortifrutigranjeiros consumidos em Chapecó e região são importados de outros estados. Para mudar esse cenário e apresentar a importância da olericultura para a região Oeste de Santa Catarina, o Sindicato Rural de Chapecó, em parceria com a Epagri, o Banco do Brasil, a Secretaria de Agricultura de Chapecó e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), promove o Seminário Desenvolvimento da Cadeia da Olericultura.

O evento está previsto para a próxima terça-feira (21/03) no auditório da Prefeitura de Chapecó. O início será às 13 horas com recepção e inscrição dos participantes.

Um dos idealizadores do Seminário, o presidente do Sindicato Rural de Chapecó, Ricardo Lunardi, destaca que é necessário estruturar e apoiar a criação de uma cadeia produtiva de frutas, legumes e verduras para abastecer Chapecó e outros centros urbanos do grande oeste. Para isso, será elaborado um diagnóstico da situação atual com a avaliação das potencialidades do mercado regional.

“Chapeco, bem como toda região Oeste, precisa reduzir essa enorme dependência dos hortifrutigranjeiros importados e criar uma estrutura de produção, distribuição e comercialização, com preferência para a produção orgânica”, resume Lunardi.

Sobre o evento
A abertura do Seminário Desenvolvimento da Cadeia da Olericultura está prevista para às 13h30. Na sequência, Samuel Velasque, da Secretária de Agricultura e do Meio Ambiente de Chapecó, apresentará o diagnóstico da atividade da olericultura no município.

A partir das 14h10 será feita uma explanação pelo Banco do Brasil – Agronegócios sobre as linhas de crédito disponíveis no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.

Em seguida, a engenheira agrônoma Janaína Pereira dos Santos, pesquisadora em entomologia da Epagri, abordará sobre o manejo integrado de pragas na produção de hortaliças.

Às 15h50, o superintendente do SENAR/SC , Gilmar Antônio Zanluchi, falará sobre os cursos e treinamentos disponibilizados gratuitamente aos produtores rurais catarinenses.

Às 16h, o gerente do projeto Mercoflora, Nadir José Cervelin, fará uma exposição sobre a nova feira econômica do oeste, programada para os dias 09, 10 e 11 de agosto deste ano, no Shopping Pátio Chapecó. Um dos objetivos da Mercoflora é, exatamente, estimular a produção de horti-fruti-granjeiros em larga escala no oeste catarinense.

Assessoria de Comunicação do SENAR/SC
www.senar.com.br