Logo CNA

Cana de açúcar registra perda em Alagoas e Sergipe
Cana de acucar 5 0 69732500 1515009824

6 de março 2017
Por CNA

Por: Agroclima

Nos próximos dias, o avanço de uma frente fria pela Região Sul deixará o tempo bastante instável em grande parte do centro-sul do Brasil. Há previsão para pancadas de chuva ao longo do dia desde Rondônia até o Rio Grande do Sul. Sendo que os maiores volumes deverão ser observados sobre o Rio Grande do Sul, por conta da presença deste sistema e também sobre parte de Minas Gerais e de Goiás. As chuvas persistem também sobre boa parte do Pará, uma vez que a ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) mantém o tempo bastante instável sobre o norte do país.

Com a previsão para pancadas de chuva , os produtores conseguirão ir a campo e realizar todos os seus trabalhos, desde a colheita, plantio e tratos culturais . Contudo, em grande parte da região centro-sul as horas de trabalho serão pequenas, como já vem ocorrendo, sendo que muitas propriedades estão com índices elevados de perdas de produtividade tanto na soja quanto no milho . No caso do algodão o tempo bem mais úmido tem ocasionado um aumento do número de focos de doenças .

Tempo um pouco mais aberto somente sobre a região nordeste de Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Sergipe e Alagoas. Vale ressaltar que o tempo seco tem provocado perdas consideráveis na produção decana de açúcar na região litorânea de Sergipe e Alagoas e na produção de grãos , no interior dos dois estados.

Na próxima semana o padrão meteorológico não muda muito, as chuvas deverão continuar ocorrendo ao longo de toda a semana sobre grande parte das regiões produtoras do centro-sul do país e também no Pará.Abaixo, omapa de chuva acumulado mostra uma estimativa de chuva até o dia 08 de março no Brasil.

No Centro-Oeste e Sudeste as chuvas virão apenas na forma de pancadas, já que frentes frias estarão avançando pelo Brasil durante a semana. Os produtores ainda vão encontrar dificuldades para finalizar a colheita da soja e posterior plantio do milho safrinha . Produtores defeijão também deverão tomar cuidado com a colheita já que a chuvapoderá dificultar o processo de secagem.