Logo CNA

Tocantins

Avicultores querem apoio do Senar para aumentar lucratividade do setor
B20210518183658 19272577896 29ac0c0eb6 o

25 de maio 2021

Por: ASCOM/SISTEMA/FAET/SENAR/TOCANTINS

Os avicultores da região do Bico do Papagaio querem diversificar suas atividades no campo, como forma de elevar a rentabilidade dos negócios e criar alternativas que reduzam a dependência da comercialização dos animais. Atualmente, nos nove municípios produtores de aves, onde a capacidade de alojamento de frangos é próxima de 6 milhões de unidades, existem 66 galpões em franca atividade. Mas apesar do crescimento expressivo nos últimos anos, os produtores rurais sentem a necessidade de uma assistência qualificada para avançar e lucrar.

Como esse objetivo, a Associação dos Avicultores do Norte do Tocantins - AVINTO promoveu uma reunião na cidade de Santa Terezinha do Tocantins. O município é o segundo maior produtor de frangos na região. Estiveram presentes avicultores e prefeitos municipais da região. O Senar foi representado pelo superintendente adjunto, Frederico Sodré e a coordenadora da regional do Senar em Araguatins, Júlia Fernandes.

Para o presidente da AVINTO, Paulo Roberto Dias de Campos, o Senar é um importante parceiro para os avicultores no momento atual. “Precisamos de apoio técnico e conhecimento para produzir mais e conduzir melhor os negócios”, afirmou. Segundo o avicultor Kleibson Belarmino de Souza, os produtores querem propriedades sustentáveis, onde “além da produção de frangos, a gente possa diversificar nossa atividade usando, por exemplo, a cama de frango como adubo orgânico pra produção de outras culturas”, destacou.

Frederico Sodré explicou as oportunidades que o Senar pode oferecer aos avicultores e destacou que a assistência técnica e gerencial tem todas as condições para proporcionar aos produtores o conhecimento que o setor busca. Ele acredita que para ampliar os negócios e ser mais eficiente no campo, o produtor rural precisa estar mais preparado para a gestão da propriedade e deve se preocupar também com a qualificação da mão de obra que usa em suas atividades. “Em todos esses aspectos o Senar está pronto para oferecer o apoio que o produtor precisa”, disse o superintendente adjunto.

Participaram da reunião, avicultores e prefeitos de Angico, Aguiarnópolis, Cachoeirinha, Darcinópolis, Luzinópolis, Nazaré, Palmeiras, Santa Terezinha do Tocantins e Tocantinópolis. A produção de frangos da região é toda destinada a um frigorífico de aves na cidade de Aguiarnópolis, que comercializa seus produtos tanto no Brasil como no exterior.

ASCOM , SISTEMA FAET/SENAR

Maio de 2021.

Matérias Relacionadas