Logo CNA

Aulas práticas da UNIFESSPA são conduzidas em pesquisas do Projeto Biomas
Amazonia 0 63641900 1515010066

22 de setembro 2016
Por CNA

Marabá / Pará (22/09/2016) - A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), localizada no município de Marabá (PA), a cerca de 600 km de Belém, participa ativamente do Projeto Biomas na Amazônia. Além de parceira da Embrapa e CNA na execução do projeto, faz parte integrante do Comitê Gestor Regional e desde o último dia 8 de setembro passou a empregar a área do projeto no referido bioma como “um laboratório a céu aberto, uma vitrine de tecnologias onde os estudantes podem ver de perto os resultados de pesquisas com pouco mais de dois anos de duração e extrapolar os ensinos teóricos da sala de aula para a realidade do campo que enfrentarão em breve, após a conclusão de suas graduações”, afirma o Dr. Alexandre Mehl Lunz, pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental em Belém (PA) e coordenador regional do Projeto Biomas na Amazônia.

Cerca de 20 estudantes do curso de Engenharia Agronômica estiveram presentes e puderam conhecer diferentes formas de plantios compatíveis com áreas de sistemas de produção e áreas de reserva legal como alternativas econômicas e uso nas propriedades rurais da região. A Dra. Andrea Hentz de Mello, docente da UNIFESSPA e responsável pela ida dos alunos a campo também participa das pesquisas apresentadas desde sua implantação. “O Projeto Biomas é extremamente didático pois proporciona a estudantes sem experiência de campo boa parte do conhecimento necessário para quando estiverem diante das dificuldades e desafios que suas carreiras vão lhes exigir”, afirma Andrea.

Os estudantes puderam ouvir explanações sobre os projetos intitulados “Avaliação do desenvolvimento de paricá (Schizolobium parahyba var. amazonicum (Huber ex Ducke) Barneby, Fabaceae) inoculados com microrganismos indutores de crescimento”, “Avaliação da adaptabilidade de diferentes clones comerciais de eucaliptos com e sem inoculação de ectomicorrízas para a região sudeste do Estado do Pará” e “Avaliação de espécies arbóreas forrageiras inoculadas com fungos micorrízicos arbusculares” liderados pelos Drs. Alexandre Lunz, Arystides Silva (ambos da Embrapa Amazônia Oriental) e Rosana Maneschy (Universidade Federal do Pará).

Sobre o Projeto Biomas
O Projeto Biomas, iniciado em 2010, é fruto de uma parceria entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com a participação de mais de quatrocentos pesquisadores e professores de diferentes instituições, em um prazo de nove anos. Os estudos estão sendo desenvolvidos nos seis biomas brasileiros para viabilizar soluções com árvores para a proteção, recuperação e o uso sustentável de propriedades rurais nos diferentes biomas.

O Projeto Biomas tem o apoio do SENAR, SEBRAE, Monsanto, John Deere e do BNDES. Na Amazônia, o Projeto Biomas é coordenado pela Embrapa Amazônia Oriental com apoio da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e diversas outras instituições de ensino e pesquisa.

Assessoria de Comunicação da CNA com Embrapa Amazônia Oriental
Por Alexandre Mehl Lunz
www.projetobiomas.com.br
Embrapa Amazônia Oriental
amazonia-oriental.imprensa@embrapa.br
Telefone: (91) 3240-1099

Áreas de atuação