Logo CNA

Aproveitamento integral reduz custos
X7l6951 0 53653100 1515008765

27 de novembro 2017
Por CNA

Por: Diário do Comércio

Em Brasília de Minas, na região Norte, o que antes era jogado fora hoje é alimentação para o gado. Os pequenos produtores rurais do município aprenderam, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), a aproveitar integralmente a mandioca, incluindo sua parte aérea (ramos que ficam acima do solo). A técnica tem gerado economia para os produtores e mais qualidade para a alimentação animal.

“O cultivo da planta já era tradicional no município, principalmente para produção, em pequena escala, de farinha e polvilho. Porém, a parte aérea, manivas e folhas eram desperdiçadas após a colheita das raízes”, explica o extensionista agropecuário da Emater de Brasília de Minas, Manoel Milton de Sousa.

Devido à sua rusticidade, a mandioca é pouco exigente em fertilidade de solo e tolerante a períodos de seca, e, por isso, é uma alternativa também para a substituição do milho e do sorgo na região Norte do Estado, aumentando a oferta de alimentos.

O trabalho da Emater começou em 2015 e teve sucesso na cidade, com adesão de praticamente todos os produtores rurais. “A parte aérea da planta é transformada em feno e silagem. A rama, até então, era descartada ou usada apenas para multiplicar a espécie. A raiz também vira raspa. E o processo é simples, a silagem é feita da mesma forma das demais, e para produzir o feno basta desidratar esta parte”, afirma Sousa. A Emater presta assistência ao produtor do plantio até o processamento final de sua produção.

O produtor rural Valdir Ferreira já plantava mandioca em pequena quantidade para produção de farinha. “Eu tinha um hectare, e agora são quase quatro, porque utilizo para produzir feno e silagem para o gado. Esse ano quase não precisei comprar alimento para os animais. Foi tudo com o que produzi a partir da mandioca, é uma economia muito boa”, relata. “As vacas engordaram e produzem mais. Cada cabeça não chegava nem a dez litros aqui. Hoje, tenho vaca produzindo quase 17 litros de leite”, comemora.

No primeiro ano do projeto, a Emater-MG enviou uma amostra para uma análise bromatológica da silagem produzida, que apontou um percentual de 12,6% de proteína bruta. Índices elevados em comparação com o sorgo e o milho, que variam entre 8% e 10% desta proteína. Assim, o projeto reflete, ainda, na melhora da nutrição animal na região.

Valdir abraçou tanto a ideia que abriu as portas de sua propriedade, que virou uma unidade demonstrativa do projeto. Lá estão sendo feitos testes com três variedades da planta para avaliar qual tem melhor potencial para o Norte de Minas. “As três têm características diferentes e parecem estar se desenvolvendo bem. Em abril, colhemos e faremos as avaliações”, explica o extensionista da Emater. Com informações da Agência Minas.

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas