Logo CNA

Agricultura distribui nitrogênio para produtores
Nitrogenio 0 47709500 1515009830

24 de fevereiro 2017
Por CNA

Por: Massa News

O Departamento de Agropecuária da Prefeitura de Francisco Beltrão realizou nessa quarta-feira, 22, a distribuição de Nitrogênio, Sêmen para os produtores rurais do município. A entrega teve início as 8:00 horas e aconteceu no Parque de Exposições Jaime Canet Junior.

No momento da recarga dos botijões com Nitrogênio, os produtores foram recadastrados, fizeram a entrega de relatórios e receberam doses de sêmen bovino das raças Holandês e Jersey, conforme a necessidade de cada um. Os inseminadores recebem o Nitrogênio e o Sêmen, que são fornecidos pela administração municipal, na ocasião de prestar o serviço para outros produtores em sua comunidade, cobram o deslocamento e materiais complementares para a inseminação artificial. Foram distribuídos 1642 litros de Nitrogênio para 127 produtores.

Na sequencia foi realizada uma reunião com os integrantes do Programa de Inseminação Artificial (PIA), onde Maria Lucia Matarezi, responsável pela Agricultura da Prefeitura de Francisco Beltrão falou a respeito da reestruturação do programa, sobre cursos de reciclagem, cursos para novos inseminadores, e explicou sobre a ficha para preenchimento de relatório mensal de inseminação de bovinos.

De acordo com Maria Lucia, o município possui 213 inseminadores e a estimativa é que mais de dois mil produtores de leite sejam assistidos tecnicamente e recebem o benefício do melhoramento genético no plantel. Isto é um investimento que garante uma redução no custo para os produtores e a possibilidade de melhorar a qualidade genética do rebanho, o que traz aumento na lucratividade da propriedade e maior retorno para o município.

Matérias Relacionadas