Logo CNA

Agricultores perdem 80% da safra do feijão em Içara (SC)
Feijao 01 1 0 509898002015150089931

9 de junho 2017
Por CNA

Por: Canal Içara

“Não tem o que se falar num momento desse. É difícil de se calcular o que se pode fazer agora. É triste ver toda uma produção indo embora, sendo perdida por causa da chuva. A gente faz investimento com recurso próprio para fazer a lavoura e depois fazer a colheita. Mas quando chega no momento de colher, acontece essa chuva e podemos dizer que praticamente jogamos dinheiro fora”, relata o agricultor Ézio Budny, da comunidade de Vila Nova, em Içara.

E a previsão é de que o período de instabilidade se estenda pelos próximos dias, aumentando as perdas no campo. “O feijão, depois do fumo, é a principal fonte de renda da minha família. Não sabemos nem o que fazer”, lamenta o agricultor. A família de Budny plantou 40 hectares de feijão com a perspectiva de colher aproximadamente mil sacas, mas só conseguiu chegar a 200, colhidas antes do mau tempo.

“Com esta chuva, o que ficou na lavoura com certeza foi perdido. Então o prejuízo posso dizer que é de 80%”, estima. O produtor não foi o único a sofrer com a chuva. O feijão é uma das principais fontes de renda da agricultura içarense e o prejuízo estimado já é milionário. “O problema é que com isso quem perde não é apenas o agricultor, mas sim toda a cidade”, coloca o extensionista da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Epagri) de Içara, o engenheiro agrônomo Luiz Fernando Coan.