Logo CNA

Abrapa assume cadeira na Câmara Temática de Agricultura Sustentável e Irrigação do Mapa
Algodao 51 0 60600000 1515009851

16 de fevereiro 2017
Por CNA

Por: Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa)

A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) tornou-se ontem (14) membro efetivo da Câmara Temática de Agricultura Sustentável e Irrigação (Ctasi) do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), aprovada por unanimidade durante a 29ª reunião ordinária da entidade, na sede do Ministério. A cadeira conquistada pela Associação soma-se à que já ocupa na Câmara Temática de Insumos Agropecuários (Ctia), e à da Câmara Setorial do Algodão, que preside.

"Temos plena certeza de estarmos cumprindo a nossa missão institucional quando ampliamos a representatividade da cotonicultura brasileira nesses espaços de discussão e decisão acerca dos grandes temas do setor e do agronegócio como um todo", afirma o presidente da Abrapa, Arlindo de Azevedo Moura. Ele enfatiza que a entidade também participa de diversos conselhos, como o da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), do Instituto Pensar Agro (IPA), ligado à Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), e a Câmara Consultiva do Algodão da Bolsa de Mercadorias e da Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM).

Durante a reunião em que assumiu o posto de membro na Ctia, a Abrapa apresentou o conceito e os resultados alcançados pelo programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR), um programa que tem foco nas boas práticas para uma produção social, ambiental e economicamente sustentável do algodão, estabelecendo critérios rígidos de avaliação e auditoria. Na safra 2015/16, 81% da produção brasileira de pluma -- mais de um milhão de toneladas -- foram certificados pelo ABR. A cobertura do programa está em torno de 676 mil hectares do total da área de produção de pluma no período. Os dados sobre o ABR foram apresentados pelo gestor de Sustentabilidade da Abrapa, Fernando Rati.