Sindicato Forte


 

PROGRAMA SINDICATO FORTE

Voltado à capacitação e à disseminação de valores, premissas e visão do agronegócio, o Programa Sindicato Forte tem como meta buscar o equilíbrio entre o ensino e sua aplicabilidade na esfera profissional por meio de treinamento constante e da interatividade com os formadores de cada área específica. 

O Programa Sindicato Forte, do Sistema CNA/SENAR, é o propulsor das realizações do Departamento Sindical. Sob a égide do programa, os trabalhos de levantamento das demandas sindicais, assim como o esforço para atendimento aos entes do sistema CNA/SENAR são desenvolvidos. 

Este programa se faz necessário, pois o grande desafio dos sindicatos rurais não é apenas existirem, mas se tornarem relevantes em seu contexto social. Por relevância entendemos a demonstração de sua utilidade, bem como a capacidade de se tornarem um fórum de discussão de ideias e elaboração de propostas, constituindo a voz do setor diante dos desafios impostos.

Somente a construção de uma cultura sindical moderna e profissionalizada poderá fazer frente às questões que afetam o agronegócio. A partir dessa análise, buscando-se capacitar os sindicatos rurais de todo o país e utilizando-se de uma linguagem acessível e informações claras, o Programa Sindicato Forte trabalha para a implementação de ações voltadas à diminuição das desigualdades sociais no campo, à reinvindicação da aplicação de políticas governamentais e, por fim, à construção de pontes que viabilizem a função sindical na sociedade.

A construção de sindicatos capacitados não se dá em um passe de mágica, mas por intermédio de um programa bem sedimentado, com princípios e métodos claramente delineados, possibilitando, assim, alcançar o objetivo proposto. Nenhum setor que queira sobreviver ao rigor do mercado globalizado pode se tornar complacente com a falta de capacitação, adaptação e reciclagem – instâncias necessárias e imperativas nos dias atuais.

Além de ser um divisor de águas, esse programa representa, seguramente, a magnitude de um setor responsável por grande parte do PIB nacional, constituindo, ainda, uma das maiores fontes geradoras de empregos do país. 
 


 

SAIBA COMO PARTICIPAR

Para participar, o sindicato rural pode procurar a Federação da Agricultura do seu estado ou entrar em contato com a CNA por e-mail sindical@cna.org.br ou pelo telefone: (61) 2109-1419