DIAGNÓSTICO

 

O QUE É O DIAGNÓSTICO?        

O Diagnóstico foi elaborado e instituído para  aprimorar a gestão do sistema sindical rural. Trata-se de uma ferramenta útil e estratégica para o planejamento das ações e gestão das entidades que integram o setor. Os indicadores agregam uma nova forma de avaliação contínua da qual a diretoria do poderá dispor na busca pela excelência na representação da classe produtora por meio de seu Sindicato rural. 

Para levantamento do Diagnóstico, é aplicado um questionário composto de quatro módulos. São eles:
i.    Obrigações Legais;
ii.    Atuação Institucional;
iii.    Gestão
iv.    Prestação de Serviços

Responder ao Diagnóstico é uma oportunidade para otimizar a relação dos sindicatos com toda a sociedade, em especial com os produtores rurais, a quem representam. Além das ações empreendidas no sentido de aprimorar as polícias para o setor, a aplicação do Diagnóstico apresentará uma série de atividades e orientações, as quais possibilitarão revisar o planejamento a partir de novas metas e ações.

ONDE O DIAGNÓSTICO JÁ FOI APLICADO?
Os sindicatos filiados às Seguintes Federações já passaram pela experiência de diagnosticar e planejar suas atuações:

Acre
Maranhão
Rio de Janeiro
Goiás
Amazonas
Mato Grosso do Sul
Mato Grosso
Sergipe
Ceará
Paraíba
Espírito Santo
Pará
Roraima
Rondônia
Tocantins
Piauí

QUAL É O BENEFÍCIO PARA O SINDICATO?
Responder ao questionário do Diagnóstico é uma oportunidade para otimizar a relação dos sindicatos com toda a sociedade, em especial com os produtores rurais, a quem representam. Além das ações empreendidas no sentido de aprimorar as polícias para o setor, a aplicação do Diagnóstico apresentará uma série de atividades e orientações, as quais possibilitarão revisar o planejamento a partir de novas metas e ações.

O QUE FAZER PARA O SINDICATO RECEBER O DIAGNÓSTICO?
O Sindicato deve encaminhar demanda à sua Federação, a qual repassará ao Departamento Sindical da CNA – DESIN.
O DESIN capacitará agentes indicados pela Federação para a aplicação do questionário. O DESIN pode, inclusive, fazer a aplicação em alguns Sindicatos da Federação demandante, a título de exemplo.

COMO USAR O DIAGNÓSTICO NO PLANEJAMENTO DO SINDICATO?
Visando complementar a estratégia de desenvolvimento sindical, o Diagnóstico é utilizado como insumo para uma oficina de planejamento. O DESIN pode capacitar agentes das Federações, de modo a preparar instrutores para apoiarem o planejamento em cada um dos Sindicatos que passaram pelo Diagnóstico.

PARTICIPE

Para participar, o sindicato rural pode procurar a Federação da Agricultura do seu estado ou entrar em contato com a CNA por e-mail sindical@cna.org.br ou pelo telefone: (61) 2109-1419

ASSISTA AOS VÍDEOS E SAIBA MAIS SOBRE O DIAGNÓSTICO:

Veja como funciona o Diagnóstico

Implantação do Diagnóstico no Rio de Janeiro

Aplicação do Diagnóstico no Espírito Santo

Diagnóstico em Rondônia

Aplicação do Diagnóstico em Goiás