Diálogo Agrícola / 2016: Brasil - Estados Unidos

 

 English Version

 

 

O FUTURO DA AGRICULTURA: CULTIVANDO COM INTELIGÊNCIA

No dia 19 de outubro de 2016, a CNA realizou um importante debate, em sua sede, em Brasília. 

A agropecuária continua a afirmar o seu papel na economia mundial. O Brasil e os Estados Unidos estão em posições estratégicas para enfrentar novos desafios no futuro, próximo e distante. O progresso agropecuário observado nas últimas décadas será fortalecido ainda mais pela tecnologia, motivando melhorias revolucionárias em segurança alimentar, segurança do alimento, sustentabilidade e preservação ambiental.

Com isto em mente, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) dão prosseguimento à conversa sobre os temas mais pertinentes à agropecuária mundial, debatendo o futuro do setor na segunda edição do Diálogo Agrícola Brasil-Estados Unidos.

CONFIRA O CONTEÚDO DAS PALESTRAS
 
Painel I: O Futuro da Agricultura: Cultivando com Inteligência

    Este painel teve como objetivo discutir, em alto nível, dando perspectivas políticas, o futuro da agricultura e o que deve ser esperado com relação às tecnologias. Qual papel as tecnologias irão desempenhar na agricultura do futuro? Como eles veem a agricultura no futuro? O que eles esperam e quais são as perspectivas? Qual é o papel e como os governos, produtores e setor privado devem se responder a esta tendência?

    Moderador: Eduardo Corrêa Riedel, Secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica de Mato Grosso do Sul e Vice-Presidente de Finanças da CNA

 

Painel II: O Papel das Tecnologias Frente às Incertezas Climáticas

    Como as incertezas climáticas afetam os agricultores e quais tecnologias podem ser utilizadas para mitigar os efeitos negativos? Como as tecnologias podem ajudar no planejamento da agricultura com relação ao clima e seus cenários imprevisíveis? A situação da agricultura tropical é parecida com a das regiões temperadas? Como ampliar a resiliência e a produtividade dos diferentes sistemas de produção frente às incertezas climáticas numa realidade onde os recursos estão cada vez mais escassos?

    Moderador:  Luiz Cláudio Costa, Professor Titular da Universidade Federal de Viçosa (UFV) 

 Charles W. Rice, Professor Honorário da Kansas State University
 

Painel III: Cenário das Startups Agropecuárias

    O objetivo deste painel foi escutar e aprender um pouco com as empresas novas, e de rápido crescimento, que vem revolucionando a maneira de se trabalhar no campo (e com o campo) por meio de tecnologias acessíveis e inovadoras.

 Marcos Fava Neves, Markestrat, Professor da FEA-RP/USP e Univ. de Purdue (Moderador)

 Cláudio Notini, CEO da 4Milk  

 Maycon Stahelin, Coordenador do InovAtiva Brasil do Ministério da Indústria, Comercio Exterior e Serviços (MDIC)

 
Painel IV: Big Data e a Nova Revolução Tecnológica

    Tecnologia permeia a agricultura, a pecuária e a sociedade, oferecendo muitas maneiras de se acumular grandes quantidades de dados. O objetivo deste painel é apresentar exemplos concretos e discutir como os produtores rurais podem navegar nas novas tendências de Big Data. Para onde essa tecnologia nos está levando? Quais são as mudanças trazidas pela coleta e uso intensivo de dados? Quais são as principais preocupações no que diz respeito à segurança, privacidade e uso dos dados coletados? Como o surgimento de drones na agricultura impactam os produtores? Qual é o papel do governo nesta área? Como pode o pequeno e médio produtor participar desse desenvolvimento do setor?
 
     Moderador: José Paulo Molin, Professor da ESALQ, Universidade de São Paulo (USP) e Presidente da Comissão brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP) 

 Mary Kay Thatcher, Diretora Sênior da American Farm Bureau Federation

 Mateus Barros, Líder Comercial para a América do Sul da Climate Corporation

 Fernando Martins, CEO da Agrotools

Painel V: Desmistificando o Uso de Tecnologia no Campo
    Pequenas, médias e grandes propriedades têm se informatizado e profissionalizado para alcançar altos índices de regularidade e qualidade de produção. O que os produtores precisam fazer para acessar e competir no mercado atual? O que eles fizeram, no Brasil e nos EUA, para alcançar alta qualidade e produtividade? As tecnologias são acessíveis para pequenos e médios produtores? Quais são as perspectivas sobre o que foi apresentado e discutido ao longo do dia? O que mais precisa ser feito? Este painel reúne produtores de diferentes escalas para desmistificar a ideia de que tecnologia é algo apenas para o grande produtor.

     Moderador: José Mário Schreiner, Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Goiás (FAEG) e Vice-Presidente Diretor da CNA 
    

 Eloir Lohmann, produtor rural no Rio Grande do Sul