Formulário de seleção de cidade

Campo Futuro

 

O Campo Futuro é um projeto realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) em parceria com universidades e centros de pesquisa, além das Federações de Agricultura e Pecuária dos Estados. O projeto alia a capacitação do produtor rural à geração de informação para a administração de custos, de riscos de preços e gerenciamento da produção.

Capacitação dos produtores rurais

A capacitação dos produtores rurais é realizada pelos instrutores do SENAR, que os auxiliam a calcular os seus custos de produção e os capacitam a utilizar ferramentas de gestão de risco, como contratos futuros e de opções e ainda com o seguro rural.

Levantamento de informações - Painéis

O levantamento e acompanhamento de dados econômico-financeiros é realizado pela CNA em parceria com instituições de ensino e pesquisa.

O levantamento das informações é realizado por meio de painéis realizados nas principais regiões produtoras de cada produto, em municípios com significativa participação na produção nacional de cada produto. O painel consiste em uma reunião técnica in loco, com a participação de agentes da cadeia de um produto (produtores, representantes dos sindicatos rurais, técnicos de federações e da CNA, representantes de casas agropecuárias), para definição de uma propriedade modal na região e levantamento das informações. A propriedade modal é definida como aquela que ocorre com maior frequência na região.

Foram realizados 147Painéis para levantamento de custos de produção em 2016

Instituições parceiras para levantamento de custos de produção

O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), sediado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, é responsável pelo levantamento e acompanhamento dos dados de grãos (algodão, arroz, milho, soja e trigo), aves e suínos, pecuária de corte e pecuária leiteira e o Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (Pecege), também sediado na ESALQ, é a instituição parceira responsável pelo levantamento e acompanhamento dos dados da cana-de-açúcar. O Centro de Inteligência em Mercados (CIM), sediado na Universidade Federal de Lavras, faz o levantamento e acompanhamento das informações relativas à cafeicultura e fruticultura (banana, cacau, laranja, limão, maçã, mamão, manga, melão e uva). A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Pesca e Aquicultura, sediada em Palmas/TO, é a instituição parceira da CNA para o levantamento e acompanhamento dos dados da aquicultura.

A empresa Labor Rural, sediada na Universidade Federal de Viçosa (UFV), é a instituição parceira para o levantamento e acompanhamento das informações referentes à silvicultura no Projeto Campo Futuro. Em 2015, foi incluído a Embrapa Caprinos e Ovinos, sediada em Sobral/CE para a realização do levantamento e acompanhamento para estas culturas, porém, até o fechamento deste livro, não foram realizados levantamentos para divulgação.

Dia de Mercado

Após o levantamento dos custos de produção, a CNA realizada um evento batizado de Dia de Mercado. Este evento é gratuito e voltado para produtores e técnicos. No Dia de Mercado, a CNA consegue mostrar um panorama daquela cadeia produtiva e o produtor pode melhorar a aplicação de seus recursos, tornando sua produção mais eficiente. 

Em 2016, a CNA realizou 9 Dias de Mercado

•     Dia de Mercado da Maçã - 29/04/2016 - Fraiburgo/SC

•    Dia de Mercado da Cana-de-Açúcar – 12/05/2016 - Ribeirão Preto – SP

•    Dia de Mercado de Grãos - 23/08/2016 - Dourados- MS

•    Dia de Mercado de Grãos - 29/08/2016 - Goioerê - PR

•    Dia de Mercado da Pecuária de Leite - 14/10/2016 - Nossa Senhora da Glória - SE

•    Dia de Mercado da Pecuária da Silvicultura - 14/10/2016 - Goiânia - GO

•    Dia de Mercado do Café – 18/10/2016 - Linhares - ES