Campo Futuro

O Campo Futuro é um projeto realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) em parceria com universidades e centros de pesquisa, além das Federações de Agricultura e Pecuária dos Estados. O projeto alia a capacitação do produtor rural à geração de informação para a administração de custos, de riscos de preços e gerenciamento da produção.

Capacitação dos produtores rurais

A capacitação dos produtores rurais é realizada pelos instrutores do SENAR, que os auxiliam a calcular os seus custos de produção e os capacitam a utilizar ferramentas de gestão de risco, como contratos futuros e de opções e ainda com o seguro rural.

Levantamento de informações - Painéis

O levantamento e acompanhamento de dados econômico-financeiros é realizado pela CNA em parceria com instituições de ensino e pesquisa.

O levantamento das informações é realizado por meio de painéis realizados nas principais regiões produtoras de cada produto, em municípios com significativa participação na produção nacional de cada produto. O painel consiste em uma reunião técnica in loco, com a participação de agentes da cadeia de um produto (produtores, representantes dos sindicatos rurais, técnicos de federações e da CNA, representantes de casas agropecuárias), para definição de uma propriedade modal na região e levantamento das informações. A propriedade modal é definida como aquela que ocorre com maior frequência na região.

Em 2017, foram realizados 147 Painéis para levantamento de custos de produção, reunindo informações de 39 culturas. As informações coletadas foram transmitidas aos produtores rurais por meio da realização de 8 Dias de Mercado, em diversas reuniões do Brasil. 

Instituições parceiras para levantamento de custos de produção

O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), sediado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, é responsável pelo levantamento e acompanhamento dos dados de grãos (algodão, arroz, milho, soja e trigo), aves e suínos, pecuária de corte e pecuária leiteira e o Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (Pecege), também sediado na ESALQ, é a instituição parceira responsável pelo levantamento e acompanhamento dos dados da cana-de-açúcar. O Centro de Inteligência em Mercados (CIM), sediado na Universidade Federal de Lavras, faz o levantamento e acompanhamento das informações relativas à cafeicultura e fruticultura (banana, cacau, laranja, limão, maçã, mamão, manga, melão e uva). A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Pesca e Aquicultura, sediada em Palmas/TO, é a instituição parceira da CNA para o levantamento e acompanhamento dos dados da aquicultura.

A empresa Labor Rural, sediada na Universidade Federal de Viçosa (UFV), é a instituição parceira para o levantamento e acompanhamento das informações referentes à silvicultura no Projeto Campo Futuro. Em 2015, foi incluído a Embrapa Caprinos e Ovinos, sediada em Sobral/CE para a realização do levantamento e acompanhamento para estas culturas, porém, até o fechamento deste livro, não foram realizados levantamentos para divulgação.

Saiba Mais:

Confira o trabalho realizado: http://www.cnabrasil.org.br/paginas-especiais/campo-futuro